Associação de Mulheres de Atitude com Compromisso Social (AMAC)

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Informações retiradas do site oficial do projeto.

AMAC.png

Sobre

A AMAC é uma instituição sem fins lucrativos que realiza ações no Município de Duque de Caxias, promovendo ações em defesa da Mulher vítima de Violência Doméstica. Tem a missão de contribuir para que mulheres rompam o ciclo de violência e de vulnerabilidade social em que vivem, através do acolhimento, informação, direitos, inclusão social e sustentabilidade.

História

A história da AMAC começou quando a sua presidente, Nill Santos, foi vítima de violência doméstica por quase 10 anos. Quando Nill resolveu dar fim a este ciclo de violência decidiu que deveria ajudar outras mulheres a saírem deste mesmo ciclo, assim começou o trabalho de apoio às mulheres e suas famílias.

Esse foi o primeiro passo de um importante processo que é a quebra do silêncio de muitas mulheres. 

A AMAC vem desde 2010 desenvolvendo suas atividades no Estado do Rio de Janeiro, com sede no município de Duque de Caxias, também fazendo atendimentos via redes sociais para todo o Brasil, tendo como objetivo principal a defesa e garantia de direitos da mulher e famílias vítimas de violência doméstica.

Através de diversos projetos a AMAC tem realizado um trabalho de promoção, participação em ações de fomento, debate, e informação sobre a violência doméstica e suas múltiplas formas. Trabalhamos o tema da violência doméstica através do Projeto de Rodas de conversas, ministração de palestras em instituições públicas e privadas, Ações Sociais de Saúde, Empreendedorismo, Mobilização Social, realização de Eventos temáticos culturais, esportivos e de datas comemorativas. 

​Essas ações da AMAC visam aproximar a população da instituição divulgando o trabalho, informando, conscientizando e sensibilizando de uma forma diferenciada sobre a violência doméstica. 

​Em 2019 foi lançado o Dossiê da Mulher, que revelou que o estado do Rio de Janeiro registrou 71 casos de feminicídio e 288 tentativas ano de 2018. O feminicídio é uma realidade alarmante para as mulheres de nosso país e o mais alto grau da violência de gênero vivenciada pelas mulheres. As mulheres negras e periféricas continuam sendo as mais vulneráveis. Fonte: <object height="0">www.camtra.org.br/defenda-se </object>

​Não podemos nos calar, temos que nos tornar resistência nessa luta! 

Programas

Roda de Conversa

Roda de Conversa.png

O Projeto Roda de Conversa surgiu com o intuído de aproximar pessoas. É uma atividade onde todos se reúnem em uma grande roda, o que dá a oportunidade de todos se sentirem iguais, pois não existe um palco ou palanque para que o palestrante ministre a palestra.

A roda de conversa é descontraída, como uma grande conversa, fazendo com que todos fiquem à vontade para falar na mesma linguagem de um tema ultimamente muito noticiado, pouco abordado que é a violência doméstica. 

​Essa atividade é uma forma de informar, orientar e fortalecer o debate sore a violência doméstica, Lei Maria da Penha, valorização, empoderamento, direitos da mulher e famílias, prevenção e troca de experiências. 

AMAC do Amanhã

AMAC do Amanhã.png

A partir do trabalho desenvolvido com as mulheres nasce o Programa AMAC do Amanhã que visa o trabalho com crianças e adolescente, filhos das mulheres atendidas na instituição e nas comunidades assistidas pela ONG. 

​Para infância e juventude, o AMAC do amanhã tem por finalidade representação, defesa, participação, intervenção e reivindicação em todas as áreas e manifestações relativas aos interesses das crianças e adolescente, principalmente os que estão em ambiente de violência doméstica e familiar. Promover atividades de caráter social, cultural e desportivo para crianças e adolescente e assistir sua família. 

​Defesa dos direitos humanos, bem como de qualquer interesse coletivo, como defesa da saúde, defesa do consumidor, visando a proteção da infância e juventude. Celebração de acordos, convênios e contratos visando à realização das finalidades da AMAC. 

Doações

A AMAC é uma instituição sem fins lucrativos e conta com o seu apoio, seja solidário faça uma doação.

Aceitamos doações individuais, de empresas e comércio.

100% das doações e investido em serviços para a população.

  • AMAC | ITAU
  • Agência 8297
  • Conta 18154-0 

Redes sociais