Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares (Recife)

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para: navegação, pesquisa

Autor: Caíque Azael  

Introdução

Logo da Bibliotec.jpg

No dia 11 de outubro de 2005 foi inaugurada a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, na favela Caranguejo Tabaiares em Recife, com um acervo inicial de 800 livros, doados pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), a Associação Cultura Planeta, além de outras organizações como ETAPAS, Centro Josué de Castro, FASE, Escola Maria Goretti, incluindo moradores da comunidade. A iniciativa partiu de Cleonice da Silva e Reginaldo Pereira (lideranças comunitárias) e um grupo de moradores, jovens em sua maioria, residentes na comunidade, por entenderem que a biblioteca seria muito importante para facilitar o acesso ao livro, despertar o interesse pela cultura letrada, desenvolver o prazer de ler e apoiar as pesquisas escolares dos estudantes.

Esse processo de instalação da biblioteca comunitária vem representando uma oportunidade dos jovens exercitarem a experiência da gestão de um espaço coletivo, que oferece um serviço de grande relevância para a comunidade. Destaca-se nesse processo a capacidade dos jovens mobilizarem apoio e a colaboração de várias entidades e indivíduos. Na prática, foi se consolidando uma verdadeira Rede Solidária de Amigos da Biblioteca. Desde a fundação, ficou marcado o envolvimento dos profissionais da FCAP na orientação, organização do acervo e no gerenciamento da biblioteca, e da Associação Cultura Planeta, com o aluguel do espaço.

 

Biblioteca COmunitária.jpg

Conheça a Biblioteca 

Fachada da Biblioteca
Interior da Biblioteca

Como ajudar?

A Biblioteca é comandada por jovens que acreditam na educação como fonte de conhecimento social e no momento encontra-se captando recursos para finalização da nova sede, a ser compartilhada com o Clube dos Idosos, numa área maior, visando triplicar o número de atendimentos à comunidade.

A nova sede já começou a ficar de pé, mas ainda carece de recursos para finalização e acabamento. Por enquanto, a Biblioteca ainda se localiza ainda na Rua Campo Tabaiares, 203, bairro da Ilha do Retiro. Para maiores informações, o telefone é o (81) 3077.2535 e o email bibliotecacomunitariact@gmail.com.

Referências

  1. Panorama Cultural - Biblioteca Caranguejo Tabaiares
  2. Carta Capital - Biblioteca Caranguejo Tabaiares
  3. Página Oficial da Biblioteca no Facebook
  4. Site oficial da Biblioteca