Cantagalo-Pavão-Pavãozinho

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para: navegação, pesquisa

Retirado da Wikipédia - a enciclopédia livre

Sobre a Favela

Cantagalo.jpg

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho é um conjunto de favelas situado na fronteira entre os bairros de Ipanema e Copacabana, na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Possui cerca de 5000 moradores. Por se situar em um morro próximo ao mar, possui uma das vistas mais bonitas da cidade. O conjunto de favelas, apesar de se situar em uma das zonas mais nobres da cidade, possui graves problemas sociais, como pobreza, violência e tráfico de drogas.

O Pavão-Pavãozinho, que faz divisa com a favela do Cantagalo e com os fundos das casas da Rua Saint Roman e dos edifícios da Rua Djalma Ulrich e da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, é separado em quatro setores: Vietnã ou Caranguejo, Serafim, Pavão — o mais antigo da comunidade — e Pavãozinho — o de maior densidade populacional e o mais próximo do Cantagalo.

Vista aérea em 1970-1980.jpg

Segundo o levantamento do Sabren, os primeiros barracos eram precários, feitos de tábuas, latas e cobertos com folhas de zinco. Eles começaram a ser construídos no terreno da antiga quadra do Unidos do Pavãozinho. O “lugarejo” era passagem obrigatória para, através da “Matinha”, chegar à Rua Saint Roman. Os caminhos percorridos pelos moradores eram escavados no barranco e, nos dias de chuva, formava um lamaçal que dificultava a passagem. Assim como o Cantagalo, o Pavão-Pavãozinho foi excluído da política de remoções na Zona Sul, aplicada pelo governo de Carlos Lacerda, e que não poupou as áreas da Praia do Pinto, da Catacumba e do Pasmado.

Desabamento em 1983.jpg

<article><main> Na década de 1960, a comunidade acompanhou sua primeira tragédia, com cobertura da imprensa: um grande pedra se soltou do alto do morro e rolou arrastando várias casas, matando moradores. A favela chegou a receber melhorias urbanas na década de 1970, com fornecimento de água e luz. Mas, em 1983, um novo acidente chocou os moradores. A queda de uma antiga caixa d’água provocou desabamentos e mais mortes.

Nas últimas décadas, no entanto, a violência é o que mais tem castigado o Pavão-Pavãozinho. Segundo o Censo 2010 do IBGE, a favela tem 5.567 moradores, em 1.840 domicílios. Fica em seu território a 5ª Unidade de Polícia Pacificadora do estado, inaugurada em 23 de dezembro de 2009. A UPP também atua no Cantagalo, onde vivem 4.771, de acordo com o IBGE. Beneficiados por um período de trégua na guerra do tráfico, graças à UPP, o Pavão-Pavãozinho e o Cantagalo ganharam, em 2010, dois elevadores panorâmicos que ainda  hoje transportam os passageiros até um ponto emblemático da comunidade: o Mirante da Paz.

</main> </article> <aside>

</aside>

Projetos sociais e ONG

As favelas tem atraído projetos sociais que visam a transformar tal situação. Além dos governos, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, de organizações não governamentais como a Escola Integral Solar Meninos de Luz, que atende há 29 anos, 430 crianças e jovens do Berçário até o Ensino Médio, O Projeto Mulheres em Ação Literária que transforma mulheres afrodescendentes em escritoras Gratuitamente um projeto que têm como parceiros a editora Bibliomundi e o PPG Informativo, O Projeto Mulheres em Ações Literárias .o Grupo Cultural AfroReggae, o projeto Dançando para Não Dançar e o Projeto Harmonicanto Música e Cidadania, que atende ha 10 anos, crianças e adolescentes com aulas de música, e oficinas educacionais. Possui como cartão de visitas um conjunto musical infantojuvenil, que tem mais de 300 apresentações musicais no currículo. Esportistas e artistas exercem atividades sociais na comunidade. Dentre eles, estão os integrantes do Cirque du Soleil, o documentarista João Moreira Salles e a bailarina Ana Botafogo. Ali, também funciona o Colégio Presidente João Goulart. A escola serve de sede para aulas de cidadania, informática, circo, costura, capoeira, dança, palestras, workshops e boxe. Além dos professores, policiais do Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais ajudam a administrar o espaço.

Outro projeto fez com que a Favela do Cantagalo começasse a receber turistas estrangeiros no ano-novo de 2007. A chegada de três visitantes foi o primeiro passo do projeto Bed and Breakfast ("Cama e Café da manhã"), idealizado pelo empresário e fotógrafo Daniel Plá e pela arquiteta Mirian Gleitzmann. A hospedagem custava cinquenta reais por dia, com direito a café da manhã com suco de laranja, mamão, pão francês e queijo minas. Inicialmente, vinte casas participaram.

O jogo virtual Call of Duty: Modern Warfare 2 se inspirou na favela Pavão-Pavãozinho. A cantora brasileira Fernanda Brum tem uma música intitulada "Pavão-Pavãozinho".
 


O Museu da Favela

Retirado de RioOnWatch

Iniciativa: Museu de Favela
ContatoWebsite | Facebook | Email
Ano de Fundação: 2008
Comunidade: Cantagalo e Pavão-Pavãozinho (Zona Sul)
Missão: Transformar o morro do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo em monumento turístico carioca da história de formação de favelas, das origens culturais do samba, da cultura do migrante nordestino, da cultura negra, de artes visuais e de dança.
Eventos Públicos: O MUF oferece visitas guiadas à sua Galeria a Céu Aberto—um circuito turístico de casas pintadas, as Casas-Telas, que contam histórias e retratam memórias da comunidade—e uma caminhada ecológica guiada até o Caminho do Alto, que apresenta memórias da natureza e da história ecológica da favela. O MUF também organiza atividades para reunir moradores e visitantes, como: exibições de filmes no CineMUF, uma biblioteca itinerante, cursos de inglês e uma loja de produtos artesanais feitos localmente.
Como Contribuir: Participe de um dos tours oferecidos (entre em contato para marcar a data e a hora com antecedência), compre artesanato feito por moradores na loja, doe para apoiar o museu e apoie a economia local da comunidade. O MUF também está procurando voluntários e estagiários para ajudar no ensino e contação de histórias na área de recreação infantil.

 

Referências

  1. http://www.riofilmcommission.com/tour/morro-do-cantagalo/
  2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Cantagalo-Pav%C3%A3o-Pav%C3%A3ozinho
  3. http://rioonwatch.org.br/?p=37609
  4. https://www.museudefavela.org/