Centro de Estudos e Ação Social - CEAS

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 19h28min de 21 de maio de 2020 por Caiqueazael (discussão | contribs) (Criou página com '<p itemprop="headline" style="text-align: justify;">Informações retiradas do [https://ceas.com.br/ site oficial do CEAS].</p> <p itemprop="headline" style="text-align: justi...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Informações retiradas do site oficial do CEAS.

 

CEAS Logo.png

Sobre o CEAS

O Centro de Estudos e Ação Social é uma associação sem fins lucrativos fundada pela Companhia de Jesus, em 1967, e atualmente é integrada por uma equipe multidisciplinar. O trabalho político-educativo que o CEAS desenvolve, junto a comunidades e movimentos sociais de diferentes regiões da Bahia, tem como eixo fundamental o fortalecimento da autonomia e da organização desses grupos populares. Essa atuação é dedicada à transformação da realidade social, com o objetivo de combater a desigualdade social e as mais distintas opressões às quais está submetida a maioria da população brasileira.

Quem Somos

A equipe do CEAS abarca profissionais e militantes de diversas áreas e opiniões, que convergem nos objetivos e na metodologia participativa para realização das atividades de assessoria a grupos urbanos e rurais. Para isso, uma condição é fundamental: o diálogo entre saberes. A cultura popular, a pesquisa científica, as formações políticas e o conhecimento dos povos do campo e da cidade em permanente interação

<main id="main">

Linhas de atuação

Assessoria Popular

Fundamentalmente, a assessoria popular que o CEAS realiza se dá através das equipes dos Programas Rural e Urbano, que desenvolvem atividades de formação política, assistência técnica e de apoio às pautas e lutas encampadas, localmente e nacionalmente, pelas comunidades e movimentos parceiros.

Formação e Memória

A formação e reflexão crítica é base para nossa atuação política e também compõe o trabalho de base político-pedagógico que desenvolvemos junto aos parceiros. Um dos principais instrumentos que construímos para tanto é a revista Cadernos dos CEAS, impressa e digital. Além disso, promovemos constantemente debates abertos e formações internas como forma de construir coletivamente análises e sínteses, a fim de pontencializar nossa atuação, sobre a conjuntura ou acerca de temas que se relacionam com nosso trabalho. Sobre a memória popular, destacamos o trabalho de organização e disponibilização de documentos e acervo bibliotecário relativos às lutas populares principalmente do Nordeste. Conhecer e compartilhar o conhecimento histórico destes processos de resistência e enfrentamento são passos fundamentais para entender o presente e conseguir pensar estrategicamente o futuro.

</main> </section>