Cidade de Deus (filme): mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
(5 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 18: Linha 18:
= Trailer do filme =
= Trailer do filme =


= {{#evu:https://www.youtube.com/watch?v=LWY_nkCSP1Y}} =
{{#evu:https://www.youtube.com/watch?v=LWY_nkCSP1Y}}
 
 
 
 
 
[[Category:Temática - Cultura]][[Category:Cidade de Deus]][[Category:Violência]][[Category:Filmes]]

Edição das 10h30min de 15 de abril de 2020

Fonte: Wikipédia

Ficha Técnica

Ano de lançamento: 2002

Direção: Fernando Meirelles

Gênero: Drama/Ação

Duração: 130min

 

Sobre o Filme

Cidade de Deusé um filme de ação brasileiro de 2002 produzido por O2 Filmes, Globo Filmes e Videofilmes e distribuído por Lumière Brasil. É uma adaptação roteirizada por Bráulio Mantovani a partir do livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins. Foi dirigido por Fernando Meirelles, codirigido por Kátia Lund e estrelado por Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Jonathan Haagensen, Matheus Nachtergaele, Douglas Silva e Seu Jorge.

O filme retrata o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus, uma favela que começou a ser construída nos anos 1960 e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro no começo dos anos 1980. Para contar a trajetória deste lugar o filme narra a vida de diversos personagens e eventos que se entrelaçam no decorrer da trama. Tudo pelo ponto de vista do Buscapé, o protagonista-narrador que cresceu em um ambiente muito violento. Porém, encontra subsídios para não ser fisgado pela vida do crime.

Cidade de Deus é considerado um dos filmes brasileiros mais importantes de todos os tempos, sendo enaltecido pela crítica especializada, que, em geral, enfatizou suas qualidades artísticas e estéticas. O longa representa o marco final no período de reflorescimento da produção cinematográfica brasileira, conhecido como "cinema da retomada". Foi lançado no Brasil em 30 de agosto de 2002, acumulando um público total de 3 307 746 espectadores. Mudou o paradigma do cinema brasileiro ao ser o único até agora a receber quatro indicações ao Oscar, nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia.

 

Trailer do filme