Cine & Rock

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Informações retiradas das redes oficiais do movimento.

Logo do Cine & Rock.jpg

Sobre

Cine & Rock é um Movimento de ocupação cultural, da galera do Rock Rio das Pedras. Integra um conjunto de ações culturais e esportivas, como oficinas de iniciação musicais, exibição de filmes, aulas de informática, Perna-de-pau, Capoeira, jiu-jítsu, judô para crianças e jovens de 04 a 17 anos. Nosso objetivo é promover a inclusão social e o empoderamento de crianças e jovens através da Educação, Cultura, Esporte e Lazer na busca da cidadania plena.

Assista ao vídeo sobre o projeto:

História

O Movimento Cultural Cine & Rock é uma entidade jurídica de utilidade publica federal sem fins lucrativos criada em 30 de Março de 2013. Somos um movimento civil, de atendimento sócio educacional e cultural que desenvolve projetos político-pedagógicos baseados principalmente no resgate dos princípios éticos e valores fundamentais do ser humano. Entendemos o ser humano como um ser social e político dentro de uma concepção que usa a cultura como agente transformador.

Acreditamos na lógica transformadora através do empoderamento das culturas urbanas. A filosofia do movimento é buscar contribuir para que outras pessoas, especialmente jovens, possam se tornar sujeitos de suas ações, protagonistas de suas vidas e agentes de transformação social. O Cine & Rock tem como motivação a busca da valorização das “Pedagogias Urbanas” que pretende a construção da cidadania pelo aprendizado das artes urbanas.

O movimento nasceu do esforço e da união do grupo de rock da Praça do Pinheiro, no bairro Rio das Pedras Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, com o Produtor e Gestor Cultural Léu Oliveira e o Agitador Cultural Elvis Felipe.

O Cine & Rock integra um conjunto de ações afirmativas como oficinas de instrumentos musicais, ensaio das bandas em estúdios, exibição de filmes, apresentações de bandas de rock com shows ao vivo em praças publicas para um público adulto e infantil.

O Cine & Rock possui também um Estúdio Móvel (ônibus) que leva suas atrações a vários lugares. Foi criado com objetivo principal de desmitificar que a turma do rock era alienada, suja, drogada e que não têm condições de produzir algo de relevância na sua comunidade.

Este movimento é de ação concreta e continuada, atrai e integra diferentes públicos. Atividades culturais podem ajudar a entender as circunstâncias nas quais estão submetidos e a buscar meios para a superação de barreiras sociais. Assim como a fome, o desemprego, a ausência de saúde e de educação, a falta de acesso a bens culturais e de oportunidade à produção cultural pode ser considerado um problema da mais alta gravidade.

Não se trata de adaptação às imposições sociais e sim de mecanismo de inclusão que seja elemento de luta na busca de uma sociedade justa. Nessa direção, o Cine & Rock pretende dar sua contribuição sociocultural. O incentivo à promoção da integração e do encantamento social, a mobilização de ações comunitárias, culturais, educacionais e sócio políticas e o incentivo às relações étnico-raciais positivas, são marca do nosso movimento que há 6 anos, proporciona elementos para o desenvolvimento sócio econômico, contribuindo na formação de cidadãos conscientes de si, do outro, da realidade que os cerca e de sua capacidade de transformação. Transformação através da integração, utilizando a música e o audiovisual como principal ferramenta.

A metodologia desenvolvida em todos os segmentos é da multiplicação dos saberes, onde os alunos mais experientes iniciam os alunos novatos, repassando seus conhecimentos e assim, contribuindo para a sustentabilidade.

Esta foi e continua sendo uma das ações mais importantes dentro da Sociedade e sua garantia de continuidade. Atualmente seu público direto é de 193 inscritos regularmente matriculados.

Esclarecemos que o número de beneficiários é bem superior, mas, sem matrícula e documentação com idades a partir de 04 anos, sendo 90% em situação de risco social, distribuídos em nossa comunidade e região. Promover o fortalecimento da cidadania e a justiça social através da Cultura como meio democrático na transformação da sociedade.

MISSÃO

Promover o fortalecimento da cidadania plena e a justiça social através da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, como meio democrático na transformação social promovendo o empoderamento de crianças e jovens.

VALORES

Vida + Ética + Solidariedade + Diálogo

VIDA

Somos amantes da vida e valorizamos todas as suas formas, buscando o equilíbrio das ações humanas com a natureza. Esse amor nos impulsiona a desenvolver nosso trabalho, lutando pelo respeito as diversidades.

ÉTICA

Prendemos e ensinamos que nenhuma busca é justa e honesta se não for realizada com ética. É nela que baseamos nossa forma de trabalho.

SOLIDARIEDADE

Temos um compromisso e obrigação ética com os oprimidos. A solidariedade é a força do método. Quando nos associamos a uma causa, estamos apoiando e sendo co-responsáveis por ela.

Acreditamos no diálogo como meio na busca da paz. Queremos um mundo pacífico, mas jamais passivo. 

Atividades

Redes sociais