Coletivo Coé - Conscientizar, Organizar, Educar

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 22h45min de 10 de agosto de 2022 por Vitor Martins (discussão | contribs) (Criou página com 'Coletivo Coé (Conscientizar, Organizar, Educar) é um grupo que gere a Biblioteca Paulo Freire e atua na área da educação e está no Complexo do Chapadão, Rio de Janeiro....')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Coletivo Coé (Conscientizar, Organizar, Educar) é um grupo que gere a Biblioteca Paulo Freire e atua na área da educação e está no Complexo do Chapadão, Rio de Janeiro.

Logotipo utilizado pelo coletivo em suas redes sociais.

Sobre

Coé é um coletivo que atua no Complexo do Chapadão, zona norte do Rio de Janeiro e nos bairros do seu entorno desde 2006 através da promoção da leitura, da arte e da educação.

Tem como missão conscientizar, organizar e educar crianças, jovens adolescentes e adultos no ímpeto de transformar a realidade de todos e todas para uma melhor qualidade de vida através de ações coletivas e engajamento social, visando fortalecer as trocas de saberes, o pertencimento e a valorização da memória.

O grupo é motivado por disponibilizar para a comunidade acesso à informação, educação de qualidade, equipamentos e atividades culturais; incentivar o potencial individual; e o desejo que moradores possam vislumbras outras possibilidades de atuação no mundo através da educação e da arte.

A Biblioteca Paulo Freire

Em 2006 a Biblioteca Paulo Freire foi criada por um grupo de amigos que incomodados com a situação social, econômica, política e cultural de Costa Barros e Anchieta perceberam claramente a necessidade de ações que resgatassem a importância da leitura, do livro, da arte e da cultura nas suas comunidades. De lá pra cá diversas ações e projetos foram desenvolvidos, como a Festa Literária do Complexo do Chapadão - FLICC, a orientação de jovens para o ingresso em universidades públicas, saraus, rodas de conversas, o projeto Tricicloteca Cultural Abdias Nascimento, que foi selecionado no edital Rumos Itaú Cultural 2018-2019, e muito mais!

Recentemente, ao completar 14 anos de (r)existência, a Biblioteca Paulo Freire expandiu seu espaço físico e incluiu mais um projeto em seu rol de ações, o Projeto Agroecológico Quintal Escola Chico Mendes. Nosso Coletivo decidiu que a partir de agora nos apresentaremos exclusivamente como Coletivo já que existem diversas frentes de ação como a Biblioteca Paulo Freire, Biblioteca Comunitária Carolina de Jesus, Tricicloteca Cultural Abdias Nascimento, COÉ UERJ e o Projeto Agroecológico Quintal Escola Chico Mendes.

Vídeos de atividades desenvolvidas pelo grupo

Redes Sociais

Instagram

Facebook

Youtube