Comida de Resistência (coletivo)

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para: navegação, pesquisa
Logo Comida é Resistência.jpg

O Coletivo Comida de Resistência criado pela chef Manu Zappa e pelas jornalistas Marcella Sobral e Carol Zappa foi idealizao para compartilhar iniciativas que ajudem os produtores e consumiores  da gastronomia a passar por esta epidemia de coronavírus que afeta bares, bistrôs e restaurantes da cidade. O perfil nas redes também pretende divulgar receitas e dicas para combater a solidão durante a quarentena, além de novidades e informações sobre como os estabelecimentos estão estruturando as suas entregas. Leia abaixo o manifesto do Coletivo!

MANIFESTO PELA GASTRONOMIA DO RIO

Texto: Marcella Sobral, Manuella Zappa, Carol Zappa

Acreditamos que a gastronomia é um ato de AMOR coletivo. Não apenas por reunir pessoal em volta de uma mesa para debater, celebrar, encontrar novos caminhos.

A gastronomia vai muito além de um negócio ou de um prato de comida. É um ato que começa no pequeno produtor, que vive de cultivar os melhores ingredientes, passa pela pessoa que transporta os insumos de forma responsável, entrega ao restaurante que o utiliza de forma consciente, até virar o produto final.

Neste momento delicado e inédito pelo qual passa nosso setor em função da pandemia global de COVID-19, e no qual muitos pequenos negócios enfrentam o maior desafio de suas existências, buscamos na essência da gastronomia a solução para a crise.

O momento é de cuidarmos uns dos outros, nos unir e resistir. Distanciamento social físico e acolhimento virtual. É urgente uma reação coletiva, que envolva empresários, brigada, clientes, fornecedores e todos que fazem parte deste universo, que gera 160 mil empregos diretos no estado e 10 mil no município.

Muitos teremos que fechar as portas indeterminadamente e outros seguiremos temporariamente mantendo operações especiais, cumprindo todas as medidas determinadas pelas autoridades e órgãos públicos de saúde. Acolhemos todos.

Essa é uma luta não somente pela sobrevivência dos grandes negócios, mas também pela manutenção dos pequenos e de todos os funcionários envolvidos e suas famílias. Estamos comprometidos como a sociedade. Faremos a nossa parte. Mas precisamos do apoio de vocês.

Unidos no afeto e responsabilidade, temos certeza de que enfrentaremos essa tempestade de forma criativa e sairemos mais fortes!
Abrimos este espaço para compartilhar iniciativas que ajudem a passar por esta época sombria, com os menores danos possíveis.
Conhece alguma ação legal? Conta aqui e vamos ajudar a divulgar.

Quer saber como ajudar?
• Sigam nossas redes: pelo IG @comidaderesistencia, nosso coletivo divulgará receitas e dicas para combater a solidão e fazer melhor proveito do confinamento social; novidades e informações dos estabelecimentos

• Peça direto dos seus estabelecimentos preferidos: sem atravessamento de aplicativos, que cobram taxas altíssimas e nem sempre dão qualidade de trabalho ao entregador.

• Invista em vales e cartões presentes: para garantir a sobrevivência dos negócios, compre hoje e usufrua depois de jantares, almoços, aulas, pratos especiais e outras experiências

• Adote negócios locais: quando a crise passar, priorize restaurantes, bares e estabelecimentos perto de sua casa, que vão precisar do público na volta.