Comitê Comunitário Cidade de Deus

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para: navegação, pesquisa

Autor: Carlos Alberto Oliveira (ALFAZENDO).

Breve Histórico

Em março de 2003, um grupo de treze instituições de Cidade de Deus, constituiu o Comitê Comunitário Cidade de Deus – rede de instituições locais, que nasce com a missão de articular as ações e atividades desenvolvidas por seus membros, desenvolver um plano de desenvolvimento local integrado e sustentável e buscar parceiros públicos e privados para a formulação, desenvolvimento e execução deste plano.

Objetivo Geral Sintético

Articular, interna e externamente as instituições de Cidade de Deus, para elaborar, desenvolver e executar um PLANO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO, em parcerias – institucionais, técnicas e financeiras com o Poder Público, Iniciativa Privada e Sociedade Civil; e lutar pelo acesso aos moradores de Cidade de Deus dos direitos sociais na forma do Art. 6º da Constituição Federal, bem como a comunicação, cultura, urbanismo, meio ambiente e promoção social.

O Comitê Comunitário Cidade de Deus é composto pelas seguintes instituições:

1 – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO CONJUNTO GABINAL MARGARIDA; 2 – CEACC; 3 – CECFA; 4 – COMITÊ DA 3ª. IDADE; 5 – GRUPO ALFAZENDO; 6 – GRUPO ALIANÇA ARIRI DE CAPOEIRA; 7 – IGREJA PAI ETERNO E SÃO JOSÉ; 8 – ABOSEP; 9 – UNICOM.

Em 25 de abril de 2003, na Fecomércio/RJ, aconteceu a primeira reunião plenária, com representantes do Fórum Empresarial Rio, organismos internacionais, universidades e empresas privadas.

Nesta oportunidade, apresentamos a forma como está organizado o Comitê a saber: Comitê Comunitário Cidade de Deus – coletivo de instituições da comunidade ( poder máximo); Comissão Executiva – função executiva, executa as políticas traçadas pelo Comitê; e Comissões Temáticas Comunicação; Cultura; Educação; Esporte; Habitação e Urbanismo; Meio Ambiente; Promoção Social; Saúde e Trabalho e Renda.– formulam propostas em suas áreas específicas e as executam após aprovação do Comitê.

A partir de maio/2003 iniciou-se a busca de dados e informações sobre a Cidade de Deus com o objetivo de conhecer as principais demandas de responsabilidade do poder público e outras que poderiam receber contribuição da iniciativa privada, a culminância desse trabalho foi a elaboração de forma participativa do PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO EM CIDADE DE DEUS.

Mediante o levantamento das demandas priorizadas pela comunidade, iniciou-se um trabalho de contatos com o poder público, nas três esferas, procurando ampliar os parceiros públicos e dar visibilidade às essas necessidades, facilitando a aproximação entre as partes.

Ao longo desses 48 meses constituímos as seguintes parcerias:

FENASEG; LAMSA; SESC/RJ; SESC-DN; IBASE; CAIXA; FINEP. FIRJAN; SENAI/RJ; SIND. RESTAURANTES, BARES, HOTÉIS e SIMILARES do RJ; SEBRAE/RJ; UNICEF; IPHAN; COBRA TECNOLOGIA; BANCO DO BRASIL; SEPPIR; MCT-INT; SOLTEC-UFRJ; Min. ESPORTES.

Realizações

Cidade de Deus – Principais Problemas e Possíveis Soluções Um primeiro levantamento das demandas da comunidade, com base em trabalho realizado por 8 Comissões Temáticas (Trabalho, Emprego e Renda, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Promoção Social, Comunicação, Cultura e Esporte) constituídas por integrantes do Comitê Comunitário;

Ação da Cidadania Feira de Serviços realizada em parceria com o SESC-RJ; SENAC-RJ; SEBRAE/RJ; LAMSA e Comitê Comunitário Cidade de Deus;

I Fórum Comunitário em Cidade de Deus Palestras – Protagonismo Comunitário;

                 Políticas Públicas: Participativa, Inclusiva e Solidária; e
                 Responsabilidade Social.

Pesquisa UNICEF pesquisa participativa, encomendada pelo UNICEF, executada e por onze instituições locais para levantar dados qualitativos sobre crianças, adolescentes e famílias, objetivando fundamentar um planejamento participativo;

Jornal Comunitário CDD Notícias Criação e distribuição do Jornal Comunitário CDD Notícias, que tem como propósitos integrar e mobilizar a comunidade em torno de suas bandeiras e reivindicações e publicar assuntos de interesse local que nunca ou dificilmente são publicados nos jornais de grande circulação;

Plano para o Desenvolvimento Comunitário de Cidade de Deus Elaboração de forma participativa, o Plano para o Desenvolvimento Comunitário de Cidade de Deus, envolveu o Comitê Comunitário Cidade de Deus, Parceiros e Profª. Cláudia Pfizer – Consultora em Planejamento Participativo;

II Fórum Comunitário em Cidade de Deus Apresentação, discussão e aprovação do Plano para o Desenvolvimento Comunitário de Cidade de Deus à comunidade;

Alfabetização de Jovens e Adultos ampliação do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos com sete turmas, a partir de Projeto de Educação de Jovens e Adultos e do Projeto de Capacitação de Educadoras Populares, do Grupo Alfazendo, em parceria com a FENASEG, COMITÊ DA TERCEIRA IDADE e CECFA; Implantação do Centro Integrado de Comunicação e Inclusão Digital * Centro de inclusão digital e formação profissional

Ampliação do Centro em 2007

Cursos Profissionalizantes Construção Civil 300 pessoas atendidas Eletricista Pedreiro Encanador

Área da Saúde 02 turmas formadas e 3 em andamento de Aux. De Enfermagem e Aux. Consultório Dentário

Agência Cidade de Deus de Desenvolvimento Local Objetiva consolidar uma rede de instituições locais, articuladas em torno do Comitê Comunitário Cidade de Deus, capaz de promover continuamente um amplo conjunto de programas e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental do bairro.

Objetivos específicos

1) Construção institucional da Agência e Comitê Comuitário – Construir o arranjo socioinstitucional capaz de promover, de forma sustentável, o desenvolvimento local na Cidade de Deus.

2) Capacitação de atores e organizações Capacitar as entidades e agentes envolvidos no arranjo socioinstitucional para a promoção do desenvolvimento local e para a gestão das organizações.

3) Trabalho e renda / economia solidária Criar um empreendimento econômico associativo e autogestionário capaz de gerar trabalho e renda para moradores da Cidade de Deus, em diferentes ramos de atividade.

4) Educação Contribuir para a proposição de políticas públicas na área educacional, que propiciem efetiva inclusão social e sejam adequadas a comunidades populares empobrecidas, tendo como referência o bairro de Cidade de Deus e sua integração à cidade.

5) Comunicação Construir um sistema de comunicação interno e externo, capaz de garantir transparência e alimentar a mobilização e a participação social na implementação deste projeto.

6) Gestão do projeto Garantir a gestão integrada de todos os componentes do projeto.

Cineclube Alfazendo

Implantação do CINECLUBE CDD ALFAZENDO 25/05/2007.

Biblioteca Comunitária – Celita Vieira de Abreu “OBASSY” Implantação de biblioteca Infantil e Infanto-juvenil 1/11/2007.

Habitação – Construção de 618 unidades habitacionais em Cidade de Deus, em parceria com a CEF, PREFEITURA RJ, AGÊNCIA CDD DESENVOLVIMENTO LOCAL. Situação: Construção terminada e entregue as 618 novas habitações em 18/02/2009.