Discussão:Baile Funk

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Batalha Funk[editar código-fonte]

O Baile Funk no Rio de Janeiro iniciou nos anos 70 em clubes, quadras, e teve sua evolução nas décadas seguintes migrando para as ruas e favelas, expandindo para outros territórios com diversidade de estilos.

As batidas características e as letras com forte personalidade que retratam a realidade das comunidades por muitas vezes são desafiadas por outras equipes com sons mais potentes e melhores rimas.

Daí surgem as Batalha FUNK com desafios entre MCs e DJs de diferentes comunidades e equipes, para promover os artistas entre a galera e aumentar sua popularidade.

Atualmente espalhados por todo o país, os bailes funk recebem público de todas as classes sociais, tem mais espaço na mídia e respeito como movimento musical e cultural.

Com o avanço da tecnologia, hoje a Batalha FUNK é uma forma de inclusão pelas diversas mídias sociais promovendo amizade, interação das comunidades, sendo ainda uma forma de entretenimento para os jovens e possibilitando o surgimento de novos MCs e DJs.

A Batalha FUNK é uma tendência na cena do gênero musical, expressando a arte pela música, dança e questionamento social.