Diversidade nas formas de viver o sagrado (live)

De Dicionário de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Autoria: Dicionário de Favelas Marielle Franco.


Sobre

"Favelas em Movimento" é a nova série de lives do Dicionário de Favelas Marielle Franco .Toda última terça-feira do mês, às 18h, no canal da VídeoSaúde (Distribuidora da Fiocruz), moradores(as) e representantes de favelas e periferias se encontram para um bate-papo sobre questões sociais, políticas, culturais e econômicas fundamentais para pensarmos a vida destas pessoas em um cenário pandêmico, mas também o futuro.


Diversidade nas formas de viver o sagrado

Segundo episódio da série de lives: "Favelas em Movimento": Diversidade nas formas de viver o sagrado: como ampliar a tolerância religiosa?

Neste episódio, os participantes debateram acerca da diversidade de crenças e religiões e formas de ampliação da tolerância religiosa a partir das experiências vividas por lideranças negras do campo. O encontro contou com relatos das convidadas quanto às suas trajetórias individuais - suas conquistas e batalhas na luta pela diversidade religiosa - e o aprendizado que tiveram ao longo de suas jornadas. O compartilhamento dessas experiências serviu como base para se pensar formas de respeitar o sagrado e as diversas formas de vivê-lo. Nessa conversa, discutiu-se os entraves colocados à livre execução dos rituais religiosos devido a um preconceito travestido em bandeiras como a defesa animal ou ambiental e como isto tem se transformado em ações violentas a religiosidades de matriz africana. Além disso, foi abordado o crescimento do fundamentalismo religioso - que tem estreitado as tensões no âmbito das práticas religiosas no país.


Convidadas: Maria da Fé da Silva Viana Teóloga de formação, Coordenando a Pastoral de Combate ao Racismo da Igreja Metodista na 1ª Região (RJ) e vice-presidente do COMIRA (Conselho Municipal pela Igualdade Racial) e Membro da Igreja Metodista em Fonte Carioca. Sandra Regina Faniano do Rosario Vieira Coordenadora do grupo mulheres que cantam e rezam e da Cwê Arrinhó kpossú jeje mahin Mediadores: Alexandre Magalhães: professor da UFGRS e pesquisador do Dicionário de Favelas Marielle Franco Vânia Dutra: Doutora em Serviço Social e pesquisadora do Dicionário de Favelas Marielle Franco.