Dona Luzia a moradora mais antiga da Vila Portuária

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para: navegação, pesquisa

Autoria: Lucimar Passos Santanna

Luzia é a moradora do conjunto habitacional dos marítimos, atual Vila Portuária, desde 1948 antes mesmo de acabar a construção dos presdiis. Visto que os prédios foram entregues em 50.

Dona Luzia chegou no conjunto com 5 anos de idade vindo de Brás de Pina com seus pais e seus quatro irmãos . Na época seu pai Feliciano Hilário era feitor geral das Docas do Rio de Janeiro. E como trabalhador das Docas , Cais do Porto, tinham direitos a moradia próxima ao seu local de trbalho. Como conta dona Luzia , ao chegar no conjunto habitacional os prédios ainda estavam em construção. E só dois prédios do total de 10 estavam erguidos ,mas não acabados .

Dona Luzia, hoje com 76 anos é a moradora mais antiga do conjunto e mora no mesmo prédio, Rio Grande do Norte , e mesmo apartamento desde os seus 5 anos, onde criou seus 7 filhos .

Conhecida por todos os moradores é referência viva. Além disso, também é da velha guarda da Escola de Samba Vizinha Faladeira,localizada no mesmo bairro de sua moradia, primeira escola de samba do Rio de Janeiro  

 

RTENOTITLE