Eles não usam Black Tie (filme)

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fonte: Wikipédia

Ficha Técnica

Direção: Leon Hirszman

Ano de lançamento: 1981

Duração: 2h3min

Gênero: Drama

 

Sobre o filme

Eles Não Usam Black-tie é um filme brasileiro de1981dirigido por Leon Hirszman, com fotografia de Lauro Escorele baseado na peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri. A película foi premiada em vários festivais internacionais, com destaque para o Festival de Veneza, onde recebeu o Leão de Ouro. Em novembro de 2015, o filme entrou na lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Além de Guarnieri, participam do elenco atores importantes da dramaturgia brasileira, como Fernanda Montenegro, Milton Gonçalves, Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes e Flávio Guarnieri, como filho mais novo de Fernanda e Guarnieri, entre outros.

 

Sinopse: Um movimento grevista se inicia numa empresa. Um operário está preocupado com sua namorada, que engravidou, e eles decidem se casar. Para não perder o emprego, ele resolve furar a greve, que é liderada por seu pai, iniciando um conflito familiar que se estende às assembleias e piquetes.

 

Sobre o filme