Fórum Social de Manguinhos - FSM

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para: navegação, pesquisa

Autoria: Fórum Social de Manguinhos - FSM.  

O Fórum

O Fórum Social de Manguinhos (FSM) é um espaço que reúne moradores, instituições, movimentos sociais que defendem a cidadania a e os direitos sociais, através da participação direta na concepção, construção, execução, monitoramento e controle social das políticas públicas. O coletivo surgem em 2007, com o anúncio das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que atuou como espaço de organização dos moradores para participação democrática no processo de execução das obras.


Atualmente o Fórum é um espaço que reúne moradores, instituições, movimentos sociais que defendem a cidadania a e os direitos sociais, através da participação direta na concepção, construção, execução, monitoramento e controle social das políticas públicas. Um dos principais temas de atuação do FSM é o combate à violência policial, em grande medida pela participação de moradoras que perderam seus filhos assassinados pela polícia a partir do ano de 2013. No entendimento do FSM, o enfrentamento à violência policial é também uma forma de combate ao racismo existente nas instituições públicas. 

Nesse sentido, tem estabelecido parcerias importantes com outros coletivos e movimentos que atuam nesta pauta – Mães de Maio, de São Paulo, Rede Comunidades e Movimentos Contra a Violência, Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro.