FASE (ONG)

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para: navegação, pesquisa

Histórico

A FASE – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – foi fundada em 1961. É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua hoje em seis estados brasileiros e tem sua sede nacional no Rio de Janeiro. Desde suas origens, esteve comprometida com o trabalho de organização e desenvolvimento local, comunitário e associativo.

Ao longo da década de 60, a FASE lançou as bases de um trabalho ligado ao associativismo e ao cooperativismo, mas o golpe de 64 fez com que estes rumos tivessem de ser redefinidos. A resistência à ditadura e a formação das oposições sindicais e dos movimentos comunitários de base passaram a ser o foco principal da entidade.

Na década de 70, apoiou o movimento de organização social que enfrentou a carestia, o trabalho infantil e as desigualdades econômicas e sociais. Teve grande presença junto ao campesinato no norte do Brasil, junto aos trabalhadores rurais do nordeste, aos trabalhadores da construção civil e das indústrias metalúrgicas do sudeste e aos movimentos de associações de moradores de norte a sul do país. Formando centenas de lideranças pelo Brasil e apoiando-as em suas reivindicações, a FASE chegou aos anos 80 participando de todo o processo que levou à anistia, à constituinte e às eleições diretas.

Para aprofundar a transição democrática, ao longo da segunda metade dos anos 80 e nos anos 90,  a FASE desenvolve ferramentas e metodologias educativas voltadas para o controle popular e a participação da cidadania no âmbito das questões urbanas e rurais. O tema do desenvolvimento social e ambientalmente sustentável, a luta pela ação afirmativa de movimentos sociais de mulheres, afrodescendentes e indígenas, bem como a ação pela exigibilidade em Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, vêm marcando a sua atuação no quadro de luta contra as desigualdades.

Neste princípio do século XXI, a FASE se lançou na atuação local, nacional e internacional com vistas a integrar redes, fóruns e plataformas, sempre visando derrotar as políticas de caráter neoliberal. No campo da promoção de princípios e da produção de conhecimento, a FASE realiza convênios com órgãos públicos, monitora projetos e faz parcerias com universidades. Os resultados destas ligações podem ser vistos em dezenas de publicações, na revista periódica Proposta, editada há mais de 35 anos, e em seminários, cursos, palestras e campanhas.

Vídeo comemorativo dos 50 anos da FASE: https://www.youtube.com/watch?v=FrLMbaAbRHk&feature=emb_title

Missão

A missão da FASE é contribuir para a construção de uma sociedade democrática e atuante em favor de alternativas ao modelo de desenvolvimento vigente, com justiça ambiental e universalização de direitos sociais, econômicos, culturais, ambientais, civis e políticos como condições iniciais para a inclusão de grande parcela da população do país ainda em condições de desigualdade, pobreza e discriminação.

Objetivos

Avançar na construção de um campo político crítico ao projeto desenvolvimentista dominante, de modo a contribuir na disputa coletiva por um Brasil fundado na democracia substantiva e na sustentabilidade socioambiental. A mobilização social e política da sociedade brasileira é condição e meio para garantia e fortalecimento dos direitos humanos, de uma nova agenda de proposição de alternativas ao modelo de desenvolvimento, das políticas públicas, por meio de novas práticas de controle e participação social para a mudança de vida da maioria da população.

Causas

O plano trienal 2014-2016 organiza a atuação da FASE a partir de quatro grandes causas visando maior integração entre as equipes de trabalho e uma leitura mais global das questões e impasses gerados pelo modelo de desenvolvimento adotado no Brasil. São elas: Direito à Cidade com Justiça SocioambientalPromoção da Soberania, da Segurança Alimentar e Nutricional e da AgroecologiaPromoção da Justiça Ambiental, defesa dos Bens Comuns e dos direitos territoriais; e Organização de mulheres como sujeitos de direitos

Estrutura e Organização

A gestão administrativa e financeira da FASE é responsável pelo controle orçamentário e seus aspectos funcionais. Ela está centralizada em sua sede nacional, assim como a Unidade de Planejamento (UNIP), que cuida do monitoramento e da avaliação dos trabalhos e assegura o encadeamento das ações planejadas, e o setor de Comunicação. Este último não se reduz à produção e reprodução de conteúdos institucionais. Visa apoiar fóruns temáticos, grupos de trabalho e redes de articulação dos quais a organização é parte, colaborando para uma leitura mais ampla do trabalho da FASE e de suas interlocuções.

Para cumprir seus objetivos e causas, a organização conta com o Grupo Nacional de Assessoria (GNA) e seis programas regionais: Amazônia, BahiaEspírito SantoMato GrossoPernambuco e Rio de Janeiro. Esses desenvolvem localmente estratégias e ações dos planos trienais. O trabalho é realizado em conjunto com o GNA, unidade que se dedica a articular os acúmulos locais às dimensões nacional e internacional das ações da FASE. Além disso, apoia os trabalhos da Diretoria Executiva (DIREX), que orienta as ações desse grupo. A FASE procura ainda fortalecer as lutas sociais por meio de fundos de apoio: o Serviço de Análise e Assessoria a Projetos (SAAP) e o Fundo DEMA.

A DIREX é uma instância decisória de gestão executiva. Além dela, conforme o Estatuto e o Regimento Interno, a Assembleia Geral e o Conselho Deliberativo também são instâncias decisórias. A FASE conta ainda a Coordenação Executiva Nacional (CEN), uma instância consultiva que se apresenta como um espaço privilegiado de debates sobre as diretrizes do trabalho da organização.

Algumas pesquisas e projetos realizados em favelas

Cartografia Social Urbana

Manguinhos tem fome

Contatos

Fase Nacional

Endereço: Rua das Palmeiras, 90 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ – 22270-070

Tel: (55 21) 2536 7350 

Site: https://fase.org.br/

E-mail: fase@fase.org.br / ouvidoria@fase.org.br