Favela-bairro (programa)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 00h13min de 16 de abril de 2019 por Lobato (discussão | contribs) (Criou página com '<p style="text-align:justify"><span style="font-size:12.0pt"><span style="line-height:107%">Favela Bairro foi um Programa da prefeitura do Rio de Janeiro que vigorou de 1994 a...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Favela Bairro foi um Programa da prefeitura do Rio de Janeiro que vigorou de 1994 a 2000. Seu nome oficial era Programa de Urbanização de Assentamentos Populares do Rio de Janeiro - PROAP-Rio e visava dotar favelas e loteamentos irregulares de infra-estrutura e serviços sociais básicos, regularizá-los e integrá-los aos bairros. O projeto foi financiado pelo governo municipal da cidade e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e envolveu soma significativa de recursos - aproximadamente US$ 626 milhões. Seu objetivo era beneficiar ao menos 106 favelas do Rio de Janeiro e 24 loteamentos irregulares, atingindo uma população estimada em 580 mil habitantes.

O Programa tinha concepção diferenciada de seus antecessores ao relacionar a exclusão social ao território-local – no caso a favela, e organizar de forma integrada um conjunto de ações urbanas e sociais sobre as condições daquele território. O objetivo final era fazer da favela parte integrante dos bairros onde estavam localizadas e, assim, fazer com que seus habitantes fossem considerados parte da cidade como outros.