Direito à cidade: a favela circulando (live)

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Autoria: Dicionário de Favelas Marielle Franco

Direito à cidade: a favela circulando

Quinto episódio da série de lives: "Favelas em Movimento": Favela em Movimento - Direito à cidade: a favela circulando.

Este encontro teve como intuito debater mobilidades urbanas para as favelas. Nesta conversa, os participantes foram convidados a discutir os problemas vivenciados pelas populações periféricas no acesso à cidade a partir dos preconceitos de classe e raça. Nesse sentido, foi-se relatado a forma como as políticas de mobilidade urbana tiveram como objetivo excluir as favelas como parte oficial dos territórios da cidade, estabelecendo um contato com tais localidades a partir do conflito. Além disso, foi demonstrado como algumas iniciativas organizadas por coletivos e instituições oriundas das favelas têm conseguido transformar o espaço urbano, além de reivindicar novas narrativas sobre as periferias que valorizem o potencial produtivo desses lugares.


Convidados(as): Carolina Lemos, Moradora da Zona Oeste e Mestranda em Planejamento Urbano e Regional IPPUR/UFRJ; Thainã Medeiros, Museólogo e jornalista reside no Complexo do Alemão onde atua como co-diretor do Coletivo Papo Reto; Tainá de Paula, Vereadora pelo Partido dos Trabalhadores na Cidade do Rio de Janeiro.

Mediador: Alan Brum Pinheiro, Favelado, doutorando em planejamento urbano IPPUR/UFRJ, Coordenador do CEPEDOCA e Diretor do Instituto Raízes em Movimento.

Sobre

"Favelas em Movimento" é a nova série de lives do Dicionário de Favelas Marielle Franco .Toda última terça-feira do mês, às 18h, no canal da VídeoSaúde (Distribuidora da Fiocruz), moradores(as) e representantes de favelas e periferias se encontram para um bate-papo sobre questões sociais, políticas, culturais e econômicas fundamentais para pensarmos a vida destas pessoas em um cenário pandêmico, mas também o futuro.