Feirinha da Pavuna

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Autor: Caíque Azael

Feirinha da Pavuna vista da Escadaria do Metrô

A Feirinha da Pavuna acontece há mais de 50 anos na saída das estações de Trens e Metrô da Pavuna. Se estende desde a Pavuna, no município do Rio de Janeiro, até o Centro do município de São João de Meriti, cidade vizinha. Funciona todos os dias da semana e é um local onde moradores da região frequentam cotidianamente para abastecer suas dispensas e passear. A Feirinha é um centro estratégico de distribuição de mercadorias aos moradores da região, mas também aos usuários dos serviços de trens, ônibus, vans e metrôs da localidade. Da mesma forma que representa um dos mais expressivos espaços de comércio popular do município, proporciona um importante local de sociabilidade entre os clientes.

Conta com uma variedade enorme de produtos, que vão desde frutas e legumes até vestimentas, produtos de limpeza, serviços de corte de cabelo, reparo de eletrônicos e afins. A Feira é integrada ao comércio da região, se estendendo por diversos supermercados e lojas de utensílios para o lar, roupas, galerias comerciais, bancos, cursos de línguas, escolas e restaurantes. Fica próxima à Praça do Skate e ao Sesc, em São João de Meriti.

 

Feira nas passarelas do Metrô

 

Ficou famosa por conta da música cantada por Jovelina Peróla Negra, que frequentou o local na década de 1980. A cantora, que também trabalhava como doméstica em Copacabana e morava na cidade de Belford Roxo, passava todos os dias pela feirinha ao voltar para casa. Nesse momento, comprava frutas, verduras, legumes, comia alguma coisa, tomava uma cerveja e passava algum tempo. Nesse espaço, testemunhou muitas coisas, inclusive brigas (que se manifestam nos versos da música Feirinha da Pavuna, quando ela relata uma grande confusão). Hoje, em homenagem a cantora, a Arena Carioca do bairro leva seu nome. Foi declarada, em 2013, Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro, pela Lei 524/2014. Hoje, mais de 130 barracas são fixas na feira.

 

 

 

 

 

 

Música - Feirinha da Pavuna 

 

 

 

 

Fontes: 

1) Mapa de Cultura do Município do Rio de Janeiro

2) Lei Municipal 524/2014

3) Música: Jovelina Pérola Negra - Feirinha da Pavuna