Frente de Luta por Moradia

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Informações retiradas do site oficial.

Logo da Frente.jpg

Sobre

Articulação de Comunidades de Fortaleza, Movimentos Sociais e Assessorias Técnicas na luta pela efetivação do Direito à Cidade e à Moradia Digna.

História

A Frente de Luta por Moradia Digna surgiu em 2014, a partir do encontro de vários grupos, organizações e entidades que já estavam envolvidos em lutas pelo direito à cidade e pelo direito à moradia digna em Fortaleza. Hoje, a Frente de Luta por Moradia Digna tem como principais linhas de atuação: disputa pelo acesso à terra urbana de qualidade para todos e todas, democratização da gestão municipal, luta pela implementação das Zonas Especiais de Interesse Social, resistência às remoções e demais efeitos negativos provocados por Grandes Projetos Urbanos (GPUs) em execução e previstos para a cidade de Fortaleza.

Integrantes

A Frente atualmente é composta por moradores de doze comunidades e territórios da cidade que encontram-se em situação de vulnerabilidade social, econômica e ambiental. Além das comunidades, a Frente de Luta é construída e integrada por entidades, movimentos sociais e assessorias técnicas populares, que atuam como componentes e parceiros na luta pela efetivação do direito à cidade e pela moradia digna em Fortaleza, e como um espaço democrático e horizontal, está sempre aberta a interessados que desejam somar nessa articulação.

Ações na pandemia

A Frente durante a pandemia está realizando várias ações como entrega de cestas básicas e movimentos de prevenção à COVID com as populações vulneráveis.

Fotos

 
Ações na pandemia.jpg
 
Ações na pandemia 2.jpg
 
Ações na pandemia 3.jpg

Vídeo 

Conversa sobre a articulação das comunidades Palmeiras, Bom Jardim e Lagamar no combate a Covid-19 e os desafios das comunidades pós pandemia. Com a participação de Auri Lopes, Professora da rede pública, Silvelania, do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Yago Rodrigues, membro do JBD - Lagamar.

Redes sociais