Juju Rude - Feminismo Favelado

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para: navegação, pesquisa

Autor: Caíque Azael

Juliane, mais conhecida como Juju Rude, nascida em 1990 no Rio de Janeiro e moradora de Parada De Lucas (Zona Norte do Rio de Janeiro) é uma cantora de rap e feminista brasileira. Em 2008 lançou seus primeiros sons ainda usando o nome de Sistah Mo Respect. Em sua música, apresenta fortes críticas sociais e protestos políticos, tendo se destacado logo cedo e cantado ao lado de grandes referências da música brasileira, como Caetano Veloso, Criolo, Emicida, Lenine, Pretinho da Serrinha entre outros. Juju é filha de um capoeirista e uma dona de casa. Pelo contato com a capoeira, se aproxima da percussão e aos 15 anos começou sua vida artística. Fez curso de rádio e se tornou locutora. 

A artista já abriu shows do Racionais MCs e protagonizou o clipe da ex Destiny Child Kelly Rowland, dirigido por Spike Lee. Também trabalhou para grandes marcas como Nike e Farm. A cantora está trabalhando no seu próximo álbum de estúdio, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2020. O trabalho, intitulado Inimiga do Estado marca os 10 anos de carreira de Juju, sendo sua estréia "oficial" no mundo do rap. Isto porque na época de Sistah mo respect, a artista trabalhava com reggae ainda. Hoje, em busca de novos desafios, narra a partir do rap o dia a dia da comunidade. A aposta no rap surge para se conectar melhor com a população do local, cantar de mulher para mulher e apresentar para meninas que estão distantes dos grandes centros urbanos alguns debates fundamentais, como feminismo e direitos humanos. 

Sob o mote de Feminismo Favelado, Juju apresenta às jovens das periferias com seu novo processo de trabalho uma possibilidade de empoderamento, de que pode-se usar e falar como quiser. Em dezembro de 2019, o projeto teve seu ponto de partida público com o lançamento do clipe da música Inimiga do Estado, que intitula o álbum. 

Músicas de Juju Rude

 

 

 

Fontes: 

Canal Rap RJ - Conheça um pouco sobre Juju Rude e sua trajetória

Jornal do Rap - Feminismo favelado: Juju Rude traz a voz feminina para a comunidade do Rap

Vogue - Juju Rude: uma mulher no Rap carioca