Morro do Turano

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 21h01min de 25 de março de 2020 por Fernando ermiro (discussão | contribs) (Criou página com ' = <span style="line-height:108%"><font color="#0563c1"><font color="#000000"><font face="Times New Roman, serif"><font size="3"><font style="font-size: 12pt"><span style="tex...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Turano
 

História

Grande parte dos morros da Tijuca faziam parte de antigas fazendas de café da Zona Norte. Alguns foram batizados com o mesmo sobrenome da família proprietária das terras. Um deles foi o Morro do Turano, em homenagem a Emilio Turano, imigrante italiano que comprou a posse no ano 1928, com licença da Mitra Episcopal. Na época foi explorada uma pedreira e iniciou-se a construção do casario na sua base. Com o advento da guerra, houve uma manifestação politica para retirar a posse da família, por ser de origem italiana e quando a família tentou recuperar, já havia formado a favela e não foi possível urbanizá-la.

Complexo do Turano, formado por sete áreas e com mais de 13 mil habitantes.

formação começou pelo alto do morro, onde fica o Pedacinho do Céu, com uma vista deslumbrante do bairro da Tijuca e boa parte da cidade, mais abaixo, o Tanque, onde no passado as mulheres lavavam suas roupas e de seus patrões nos tanques coletivos, a Raia, segundo alguns antigos moradores, esse nome foi dado à época de formação da favela, quando o local fazia parte da fazenda de Turano, e o primeiro nome dado a essa área foi de Fazendinha. E, por causa do grande “arraiá” que os moradores faziam nos períodos de festa junina. Nesse local há subdivisões como a Fazendinha, o Miolo, Entradinha da Chacrinha, Caminho da Caixa d’Água e a famosa Quadra da Vista Alegre ou Quadra da Raia.

Escolinha, onde funciona a Escola Municipal Frei Cassiano,construída e a inaugurada no início da década de 1970, mesma época da inauguração do Posto da Polícia Militar.

Chapa, em homenagem a um grupo antigo também de rapazes amigos das décadas de 1960 e 1970, que se reuniam no local e era chamado de Turma do Chapa.

ladeira, conhecida como Estradinha Nova, onde se corriatrás de doces no dia de Cosme e Damião.

Da Barra Funda até chegar à Escadinha, a escadaria leva à quadra do antigo Bloco Carnavalesco Cometa do Bispo, fundado no ano de 1962 e ainda está em atividade.


 


 

Referências

https://apublica.org/2019/08/o-morro-do-turano-e-um-lugar-maravilhoso/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Morro_do_Turano

https://wikifavelas.com.br/index.php?title=Morro_do_Turano_%C3%A9_um_lugar_maravilhoso_(artigo)