Notícias sobre Coronavírus nas Favelas

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Revisão de 14h08min de 1 de abril de 2020 por Agência de Notícias das Favelas (discussão | contribs) (Inclusão de uma matéria publicada no portal www.anf.org.br)
Ir para navegação Ir para pesquisar

A equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco apresenta um compilado de notícias sobre os efeitos do Novo Corona Vírus nas favelas do Brasil.

Para acessar as matérias, basta clicar no título e você será encaminhado ao texto na íntegra.

Veja também:

 

Introdução

Em todo o mundo, são mais de 150 mil casos confirmados e cerca de 10 mil mortes em decorrência do vírus. Entre as orientações gerais dadas pela a OMS, a quarentena o fortalecimento de práticas de higiene pessoal são importantes na prevenção e o isolamento dos casos contaminados e suspeitos é orientado para evitar a propagação do vírus. Acontece que nem todas as pessoas possuem as mesmas condições materiais para atender tais recomendações. Nas favelas e periferias, onde há historicamente falta de água, saneamento e renda mínima para garantir muitas vezes alimentação, como garantir as condições de assepsia ou isolamento? Com moradias superlotadas ou inacabadas, com muitas pessoas em postos de trabalhos informais que dependem do trabalho cotidiano para sobreviver, como garantir a quarentena?    Essas e algumas perguntas são discutidas nos artigos abaixo, bem como respostas do poder púbico e dos moradores e movimentos sociais.

Ah! E temos espaço na plataforma para debates sobre as notícias. Leia o conteúdo e participe! =)   

Imagem de ação do Coletivo Papo Reto na Cidade de Deus (RJ) - Divulgação: Coletivo Papo Reto

Coronavírus e as quebradas: 16 perguntas ainda sem resposta sobre impacto da pandemia nas periferias

O artigo reúne importantes questionamentos feitos por moradores de favelas sobre o impacto da Pandemia nas periferias

'Somos Excluídos': prevenção ao corona 'esquece' favelas sem saneamento

Aqui, a repórter Lola Ferreira dialoga com Raul Santiago, do Complexo do Alemão, e com Buba Aguiar, de Acari, sobre as condições dessas favelas e dos seus moradores para lidar com a pandemia. 

Seis Realidades do Coronavírus e as Favelas: Da Falta de Informação à Falta de Água #OQueDizemAsRedes

Moradores de favelas do Rio de Janeiro e de todo o Brasil estão se comunicando de forma espontânea e com grande velocidade, e também se organizando nas redes sob a hashtag #COVID19NasFavelas para disseminar informações importantes sobre o coronavírus e seu impacto nas favelas.

Governo estuda tratar morador de favela com coronavírus em navios e hoteís

Para combater o avanço do novo coronavírus, o governo federal avalia que a "melhor solução" hoje é utilizar navios para isolar e tratar pessoas de baixa renda infectadas pela doença.

Lançamento da Coalização Nacional da Periferia Contra o Corona Vírus #CoronaNasPeriferias

Comunidadores periféricos de várias regiões do Brasil se articulam para produzir informações precisas e com capacidade de atingir a população. 

Cufa apresenta propostas para prevenir coronavírus nas favelas

A Central Única das Favelas (Cufa) propôs uma lista de medidas para que o Poder Público garanta condições para que a população das favelas se proteja contra o coronavírus. A organização não governamental destaca que a desigualdade social, o desemprego e a informalidade estão entre os problemas sociais que precisam ser considerados no combate à doença, que requer higiene pessoal e distanciamento social para sua prevenção.

Como o 'Vírus de Rico' alterou a rotina na Favela da Maré

Sobrevivência financeira durante quarentena preocupa moradores que perderam fontes de rendimento; ainda não há registro oficial de caso de infecção nas 16 comunidades do complexo.

O Coronavírus e a quarentena que não chega na Periferia: O que fazer?

Algumas posições de coisas que podem ser feitas em locais onde os moradores (majoritariamente negros e negras) são jogados à própria sorte pelo estado. Deivison Nkosi apresenta medidas importantes diante da pandemia. 

Comunicadores periféricos se unem em coalizão nacional pra enfrentar pandemia

Mais uma reportagem sobre o papel das favelas e periferias na promoção de políticas de comunicação capazes de atingir os seus: o artigo apresenta o lançamento da Coalização Nacional. 

Coronavírus: pelo direito de lavar as mãos nas favelas

Gizele Martins, comunicadora popular e cria da Maré, apresenta um artigo de opinião com fortes questionamentos sobre como aplicar uma política de quarentena ou isolamento numa realidade social tão marcada por desigualdade e dificuldade de acesso aos serviços públicos e direitos humanos. 

Cufa pede medidas para conter o coronavírus nas favelas

CUFA apresenta demanda que é comum a pelo menos 70 milhões de brasileiros que vivem em favelas e periferias. 

'Funk do Coronavírus' conscientiza favela e já tem até passino; aprenda

Os jovens moradores de periferias estão apostando na criatividade e na cultura para lidar com a falta de informações e fake news sobre Corona Vírus. 

Aglomerados e sem água: "Lutei para sobreviver ao HIV. Morrer de coronavírus agora é morrer na praia"

Moradores de favelas e cortiços de São Paulo e Rio contam como é enfrentar a pandemia sem saneamento e dizem que, na situação deles, isolamento é difícil.

Hashtag denuncia realidade das favelas no combate à covid-19

Quarentena, lavagem das mãos e uso do álcool em gel são privilégios que moradores das comunidades já não têm. Leia mais sobre isso no artigo de Larissa Godoy. 

E quando o coronavírus chegar às favelas?

Especialista da Fiocruz diz que favelas e periferias precisam receber tratamento diferenciado para evitar uma catástrofe maior.

Coronavírus: Procuradoria cobra plano de ação para favelas e periferia

Deborah Duprat, procuradora federal dos Direitos do Cidadão, cobra que Ministério da Saúde apresente um planejamento para enfrentar a epidemia de coronavírus em áreas pobres.

Coronavírus avança em direção à periferia do Rio com confirmações na Zona Oeste e suspeitas na Maré

Dados da Secretaria Municipal de Saúde condensados em um boletim às 19h do dia 20/03 indicam que os casos do novo coronavírus estão avançando em direção aos bairros mais pobres e mais afastados do centro do Rio de Janeiro.

Com sabonete e carona, brasileiros se ajudam na pandemia de coronavírus

Uol apresenta alguns voluntários que tem ajudado suas comunidades em ações de solidariedade direta diante do Vírus. 

O coronavírus mata, mas a desigualdade social acelera o óbito

Militantes de periferias apresentam um mapeamento analítico das razões pelas quais as autoridades devem ter atenção especial às condições sanitárias de favelas e periferias. 

Sem água canalizada e espaço para isolamento, favelas do Rio não têm recursos para enfrentar o coronavírus

O artigo apresenta que as autoridades governamentais não estão a fazer o devido planeamento que as favelas necessitam. “Estamos a falar de lugares onde não há água canalizada, há muita lama, muitos bichos. As pessoas não têm condições de manter a higiene pessoal e a limpeza necessárias neste momento”, desabafa um morador.

Coronavírus em BH: Combate ao vírus não chega à população socialmente vulnerável

Moradores de favelas, ocupações, desalojados e pessoas em situação de rua reclamam de descaso do poder público, que não tem políticas para garantir que todos efetivamente possam cumprir com as orientações do Ministério da Saúde. 

Brazil’s densely packed favelas brace for coronavirus: ‘It will kill a lot of people.’

O artigo do jornal internacional The Wasington Post apresenta a crise pela qual as favelas do Rio de Janeiro passam diante da pandemia do Corona Vírus. É importante notar que a projeção do nosso problema ganha contornos mundiais. 

Data Favela faz pesquisa sobre impacto de coronavírus em comunidades brasileiras

Ana Cláudia Guimarães apresneta a pesquisa que o Data Favela está fazendo sobre os efeitos do COVID 19 nas favelas brasileiras. A intenção do trabalho é descontruir mitos e mostrar por dados a situação dos territórios e pensar meios de lidar com esse problema. 

Favelas serão as grandes vítimas do coronavírus no Brasil, diz líder de Paraisópolis

A BBB apresenta um artigo importante sobre como a superlotação e falta de condições para seguir as orientações podem colocar os moradores de favelas como principais alvos do Corona Vírus no Brasil. 

A situação das favelas cariocas em meio à quarentena e ao Coronavírus

William Reis aponta como impedir a disseminação do vírus nas 763 favelas do Rio talvez seja o maior desafio do governo estadual do RIo de Janeiro

Sem ação do governo, Alemão cria gabinete de crise com funk contra Corona Vírus

Militantes do Coletivo Papo reto apresentam como estão lidando com a questõa do Corona Vírus diante do descaso do Governo para lidar com questões das favelas. 

Coronavírus: Crivella quer levar idoso de favelas para isolamento em hotéis

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), afirmou que pretende levar idosos que moram em favelas, em residências precárias, para hotéis da cidade. A ideia é que eles fiquem isolados em estabelecimentos turísticos vazios por conta da pandemia do coronavírus.

A favela nos tempos do coronavírus

Até o momento as notícias que nos chegam são relacionadas principalmente à pandemia dos ricos. Mas como esse cenário de catástrofe global irá se desenrolar entre os 12 milhões de brasileiros que moram em favelas?

Moradores de favelas precisam de ações de prevenção contra o coronavírus

A população das comunidades tem dificuldades em manter os cuidados com a higiene e o distanciamento social recomendados.

Por que as periferias são mais vulneráveis ao coronavírus

Desigualdade urbana e informalidade colocam população pobre em situação mais delicada diante da pandemia.

Medo, solidariedade e improviso: a pandemia numa das maiores favelas de SP

Em Paraisópolis, ideia é transformar mansões vazias no entorno em hospitais de campana; morador tenta fazer quarentena em casa onde mora com 15 pessoas.

Coronavírus e as desigualdades de raça e classe

Em artigo, o pesquisador e professor Dennis de Oliveira explica os impactos do covid-19 nas desigualdades sociais e como as medidas adotadas no país não protegem a população negra e pobre.

“Pela vida de nossas mães”: o manifesto de filhos de domésticas sem quarentena

Manifesto produzido por filhas e filhos de empregadas domésticas e diaristas que prezam pela saúde, cuidado, coletivo e para além de tudo a vida de suas mães!

Corona chega às favelas; prefeitura do Rio confirma caso na Cidade de Deus

A Prefeitura do Rio confirmou o primeiro caso de covid-19 em favelas da capital fluminense. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente mora na Cidade de Deus, na zona oeste da cidade.

Covid-19: mulheres capoeiristas distribuem remédios naturais nas periferias de BH

A partir da cultura popular raizeira, tinturas fortalecem imunidade e vias respiratórias - um complemento na prevenção.

Como se proteger do Coronavírus a partir da perspectiva de favelas e periferias?

Observatório de Favelas lança campanha educativa para proteção e cuidados em comunidades.

No Rio, favelas esperam a chegada do vírus sem água e com aglomerações

Circulação de moradores diminuiu pouco nas comunidades, onde muitos não têm como lavar as mãos.

GT DE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA LANÇA GUIA SOBRE COVID-19 PARA PERIFERIAS E COMUNIDADES

O Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra, em parceria com a Associação de Medicina de Família e Comunidade do Rio de Janeiro (AMFaC-RJ) e apoio da SBMFC, lança guia com orientações para prevenção do coronavírus (Covid – 19) para a população das periferias e comunidades. 

Fantástico mostra como comunidades estão se preparando para o coronavírus

Treze milhões e seiscentas mil pessoas vivem em favelas no Brasil. Apesar da falta de água e de dinheiro para comprar álcool gel, comunidades tentam se preparar.

Favelas do Rio criam ações para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus

Reportagem do RJTV apresenta um pouco da situação. Moradores das favelas estão preocupados com o avanço da Covid-19. As próprias comunidades estão se organizando para enfrentar a pandemia e frear a contaminação do novo coronavírus.

"Cidade" com 100 mil pessoas, Paraisópolis tenta se organizar contra o Coronavírus

Mobilização ganhou força após notícias circularem dando conta de que cinco casos já tinham ocorrido dentro da comunidade. 

Favelas se organizam para conter coronavírus em comunidades de SP

Nas duas maiores favelas da cidade de São Paulo, os moradores estão se organizando para conter os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Segundo a prefeitura paulistana, existem 1,7 mil favelas na capital com 391,7 mil domicílios.

Vulneráveis, favelas do Rio de Janeiro se preocupam com a pandemia do coronavírus

Segundo a matéria, as condições sanitárias e alta densidade populacional são desafios de comunidades cariocas.

Coronavírus: favelas do Rio de Janeiro se preparam para o pior

Com casas sem saneamento básico e carentes de serviços de saúde de qualidade, os moradores das favelas do Rio de Janeiro se preparam para o pior, à medida que o novo coronavírus avança pelo país.

Favelas do Rio têm 61 casos suspeitos do novo coronavírus, segundo secretaria

Do total, 19 estão na Cidade de Deus, na Zona Oeste. Prefeitura instalou bicas em comunidades nesta segunda-feira (23).

Em quarentena, 72% dos moradores de favelas tem padrão de vida rebaixado

Pesquisa inédita do DataFavela aponta que dos quase 14 milhões de moradores de favelas, 32% terão dificuldades de comprar até mesmo comida.

Urbanistas contra o COVID-19 em Carta Aberta 

Sem ação do governo, Alemão cria gabinete de crise com funk contra corona

O Complexo do Alemão, uma das maiores favelas do Rio, ganhou esta semana um gabinete de crise contra o coronavírus. Organizado por moradores —que apontam a ausência de orientações do poder público voltadas à realidade da comunidade—, o grupo promoveu uma campanha nas redes sociais para levantar fundos para a compra de água, sabão e álcool em gel.

Suspeitas de corona são registradas como gripe na CDD, denunciam médicos

Profissionais que atuam na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Cidade de Deus, comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro, denunciaram ao UOL a subnotificação de ao menos 40 casos de pacientes com suspeita de terem contraído o novo coronavírus nos últimos dias.

Menina de 4 anos, que vive em favela no Rio, faz apelo para que moradores fiquem em casa

Vídeo de Sofia, que mora na Vila Kennedy, na Zona Oeste, foi publicado nas redes sociais. Nesta terça, representantes de 13 comunidades entregaram lista pedindo ajuda ao governo do RJ para enfrentar a pandemia.

Coronavírus: favela no Fonseca será a primeira brasileira a receber equipe de sanitização

A Vila Ipiranga, no Fonseca, será a primeira favela brasileira a ser sanitizada. A Prefeitura de Niterói começa o trabalho no dia 25 de março com 25 homens da equipe de higienização, com a expertise chinesa, na favela que abriga 12 mil pessoas.

A prefeitura da cidade também distribuirá  80 mil kits de limpeza (detergente, sabão em pó, sabonete líquido, álcool e água sanitária) para todos as 80 mil familias atendidas pelo programa Médico de Família. Ao todo são 220 mil pessoas, todas pobres e de classe média baixa.

Pesquisa mapeia mais de 300 mil casas no RJ onde mais de 3 pessoas dormem em 1 cômodo

ONG Casa Fluminense diz que cerca de 14% das casas de Japeri, na Baixada Fluminense são assim. No Rio, Jacarezinho é o local de maior concentração, onde é difícil manter isolamento social para evitar o coronavírus.

Urbanistas buscam medidas de combate ao coronavírus adequadas às favelas

Grupos defendem ações que levem em consideração ausência de saneamento e aglomerações.

Covid-19: 70% dos moradores de favelas tiveram redução da renda

Riscos do coronavírus são grande preocupação para 66% dessa população.

Favelas se organizam para conter coronavírus em comunidades de SP

Nas duas maiores favelas da cidade de São Paulo, os moradores estão se organizando para conter os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Segundo a prefeitura paulistana, existem 1,7 mil favelas na capital com 391,7 mil domicílios.

Quarentena põe em risco a renda de moradores de favelas brasileiras, diz pesquisa

72% dos entrevistados disseram não ter renda nenhuma caso percam a fonte de sustento. Levantamento foi feito pelo Data Favela com 1.142 entrevistas em 262 favelas de todos os estados do Brasil.

Coronavírus: tráfico e milícia ordenam toque de recolher em favelas do Rio

Coronavírus: sem ação dos governos, periferias se organizam como podem

Sem ações de saúde dos governos voltadas para as periferias, população mais vulnerável tem poucas alternativas frente ao avanço do coronavírus.

Coronavírus: 97% dos moradores de favela já mudaram rotina, diz pesquisa

Foram entrevistados mais de 1.200 moradores em 262 favelas de todo o Brasil.

Coronavírus: Líderes de favelas de São Paulo temem "carnificina"

A reportagem do UOL conversou com líderes comunitários de três favelas da zona Sul de São Paulo, as maiores da cidade. Eles preveem uma explosão de casos e tempos muito difíceis nos próximos meses.

Favelas do RJ se mobilizam para combater o coronavírus

Carros de som para todos os lados; cartazes, faixas e campanhas de doações: coletivos e projetos estão se unindo para levar informação e ajuda.

Sem ajuda de Doria, favelas de São Paulo fazem mutirões para enfrentar coronavírus

"Até agora ninguém falou a palavra favela. Para os governos, a gente não existe", diz Gilson Rodrigues, presidente da União de Moradores de Paraisópolis.

Central Única das Favelas lança campanha de combate ao coronavírus

Intenção da campanha é mostrar para os moradores das favelas e periferias que com gestos simples é possível minimizar o impacto da doença nessas regiões.

ONGs lançam fundo de saúde e vaquinha para ajudar favelas. Saiba como doar

No mundo, doações relacionadas ao coronavírus somam quase 2 bilhões de dólares. No Brasil, Cufa, IDIS e fundação de Elie Horn e Luciano Huck se movimentam

O Assunto #151: Coronavírus - o impacto para quem vive em favelas

Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com três líderes de comunidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, que contam o que mudou na rotina dos moradores com o avanço da Covid-19 no país.

Moradores da Cidade de Deus criam gabinete de crise contra coronavírus

Na primeira comunidade do Rio a confirmar caso da doença, grupo arrecada e distribui doações.

Central Única de Favelas do RS recebe doações para enfrentar coronavírus nas comunidades

Campanha #FavelacontraovírusRS visa arrecadar dinheiro e mantimentos para ajudar moradores a manter os cuidados contra o contágio. A ação também tem objetivo conectar trabalhadores que estão parados com quem precisa de serviço.

Paraisópolis tenta proteger mais vulneráveis contra coronavírus e miséria

Iniciativa de voluntários da favela paulistana, que tem 100 mil moradores, distribui doações a famílias sem recursos.

Coronavírus: milhares de cestas básicas são doadas a moradores de favelas; saiba como ajudar

Coronavírus: comércio na periferia atende ’meia-porta’ e por whatsapp

Temendo pela sobrevivência e sem apoio efetivo dos governos, pequeno comércio na periferia cria estratégias para driblar a quarentena por coronavírus.

Morte por coronavírus na periferia de São Paulo acende alerta para quarentena em áreas mais pobres

Estado, com 745 casos da doença, registra o primeiro óbito nas franjas da capital, onde isolamento não faz parte do cotidiano da maior parte das pessoas.

Coronavírus: moradores da periferia de Campinas enfrentam dificuldade para manter quarentena e higienização

Trabalhadores autônomos contam que a recomendação de ficar em casa compromete a renda da família. Em ocupações, a falta de produtos de limpeza impossibilita a higiene.

Comitês populares se organizam para enfrentar coronavírus na periferia de São Paulo

Moradores recolhem doações e organizam campanha de conscientizaçãopara conter ao máximo a propagação da Covid-19.

Solidariedade une moradores das periferias de SP contra proliferação do coronavírus

Comitês recolhem doações e organizam campanha de conscientização para evitar transmissão da covid-19 nas favelas.

Associações de moradores da periferia aceitam doações de alimentos e produtos de higiene; saiba como contribuir

Associação também informa comunidades sobre coronavírus e cobra políticas públicas do governo.

Coronavírus: comunidades recebem mais de 700kg de alimentos arrecadados em bares e restaurantes do Rio

Iniciativa reúne chefs e empresários do setor de comidas e bebidas, que contam com líderes comunitários para chegar até as famílias mais vulneráveis.

MP cobra prefeitura de SP plano para conter coronavírus em favelas

Administração municipal tem prazo de 10 dias para apresentar detalhes do plano de contingência para atendimento emergencial nas periferias.

Na base do “nós por nós”, vaquinhas e redes de apoio amenizam impacto da covid-19 nas periferias

Enquanto governo federal e governos estaduais e municipais travam batalhas em torno das medidas para evitar o impacto do coronavírus na vida da população – se isola todo mundo ou se reabre as empresas –, nas periferias e favelas a mobilização já acontece.

Na base do “nós por nós”, a boa e velha solidariedade, campanhas apoiam catadores de recicláveis, artesãs, camelôs, pessoas trans e autônomos das periferias; e mapeiam pontos para receber mantimentos e articulam apoio de empresas.

'Preocupação', 'risco', 'abandono', dizem líderes comunitários sobre ameaça do coronavírus

Líderes comunitários disseram que moradores começaram a sair às ruas após presidente da República criticar isolamento social. Há relatos de muita falta de informação e medo de contaminação.

Complexo da Maré se adapta à quarentena

O Complexo da Maré ouvindo os apelos para respeitar a quarentena revelam um novo cenário.

Onde reina a informalidade, a quarentena não existe

As dificuldades e soluções para os trabalhadores da Maré.

Paraisópolis tenta proteger os mais vulneráveis contra coronavírus e miséria

Iniciativa de voluntários da favela paulistana, que tem 100 mil moradores, distribui doações a famílias sem recursos

Prefeitura de Porto Alegre destrói casas na Vila Nazaré em meio ao surto de coronavírus

Enquanto o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), fala nos veículos de mídia sobre a importância de garantir os direitos básicos dos mais pobres durante a crise sanitária causada pelo novo coronavírus, sua equipe leva a cabo a remoção de famílias na Vila Nazaré, na região norte da capital. O prefeito ressalta a importância da quarentena, seguindo, em teoria, as recomendações da Organização Mundial da Saúde, mas parece esquecer que, sem lugar para morar, é impossível ficar em casa.

Prevenção nas 763 favelas do Rio é desafio para o poder público

'O impacto nessa população pode ser muito mais grave, a tragédia pode ser muito grande', adverte professor do Instituto de Medicina Social da Uerj.

Sousa, da Redes da Maré: “Quem só via a favela pela violência, passou a enxergá-la a partir do coronavírus”

Eliana Sousa Silva, fundadora e diretora da ONG, explica que 140.000 pessoas vivem na Maré, muitas sem água encanada e esgoto, o que favorece a epidemia e requer medidas urgentes

Nas favelas, moradores passam fome e começam a sair às ruas

Informais são dispensados, perdem renda e têm mais gastos com crianças sem merenda escolar

Após falas de Bolsonaro, circulação aumenta e parte do comércio reabre em favelas do Rio

Movimentação cresce desde pronunciamento; trabalhadores tentam se proteger de contágio

Casos de coronavírus são confirmados em mais duas comunidades do Rio

Mais duas comunidades do Rio tiveram casos de coronavírus confirmados: Vidigal, na Zona Sul do Rio, e Parada de Lucas, na Zona Norte, um caso registrado cada uma. Ao todo, quatro favelas cariocas já tiveram pacientes de covid-19 comprovados.

NA BAIXADA FLUMINENSE, GRUPOS COBRAM AÇÕES CONTRA COVID-19

Articulação #CoronanaBaixada reúne mais de 100 entidades e coletivos. Segundo lideranças locais, região é invisibilizada no combate à pandemia.

Na periferia 96% acreditam na eficácia da quarentena contra coronavírus, diz pesquisa

Clube de Mães da Cooperativa Jardim Continental faz levantamento de famílias em situação de venerabilidade.

Você pode apoiar a comunidade Jardim Continental via deposito, pela vakinha online ou diretamente na comunidade. Mais informações na matéria.

Propostas dos movimentos populares para enfrentar a crise do coronavírus

Para encarar os efeitos do Covid-19, Raimundo Bonfim aponta a necessidade da adoção imediata de inúmeras medidas.

Coronavírus: Paraisópolis confirma cinco casos da COVID-19

Dois moradores estão internados no Campo Limpo. Associação de mulheres se organiza para alimentar moradores que já estão sem renda e manter projetos sociais.

O CORONAVÍRUS NAS PERIFERIAS DAS GRANDES CIDADES

Roberta Rodrigues, Jonathan Azevedo e coletivos como Agência Solano Trindade e Papo Reto estão no enfrentamento da Covid-19 nas comunidades.

Brasil. População das favelas une-se para combater a Covid-19

Portal português noticia situação das favelas no Brasil com a pandemia de COVID19.

É preciso salvar o povo das favelas e da periferia do Covid-19 e do covarde-17

Os mais pobres, especialmente os moradores em favelas, serão os mais afetados pelo Covid – 19, que atinge pessoas de todas as classes sociais, mas especialmente quem mora em lugares sem infraestrutura básica.

Projeto cria política contra coronavírus voltada para favelas brasileiras

Texto obriga o poder público a garantir o fornecimento de água, cestas básicas, material de higiene e desinfecção.

E quando o coronavírus chegar às periferias?

Comunidades se unem em preocupações e solidariedade. Especialista enfatiza que é fundamental não subestimar a doença e desinfetar tudo o que for possível.

Sem assistência, morador das favelas e periferias é quem mais vai sofrer com pandemia

A pobreza extrema vigia a chegada da covid-19 sem direito a isolamento social. É urgente fazer o dinheiro prometido pelo governo chegar no bolso de quem precisa matar a fome hoje.

Moradores de favelas desesperados e com fome começam a circular nas ruas em MT

Moradores de favelas começam a ficar desesperados devido ao descaso próprio do Estado e já estão passando fome. Com isso, o primeiro movimento instintivo deles é ir às ruas. Neste cenário, muitos especialistas apostam que haverá uma verdadeira explosão de casos de contaminação do COVID-19 nas centenas de favelas e periferias brasileiras.

Coronavírus: campanha pede a hotéis de BH que abriguem idosos de favelas

Belo Horizonte tem quase 68 mil habitantes acima dos 60 anos morando em aglomerados, vilas e comunidades.

Somos as pessoas que mais sofrerão com a pandemia

Mônica Cunha fala sobre as consequência da pandemia à parcela da sociedade que já sofre com a violação de direitos.

Coronavírus já está confirmado em pelo menos 04 favelas do Rio

Ao todo, são 431 casos registrados no município, a maior parte deles na Barra da Tijuca

Adaptado, Sambódromo já está pronto para receber os primeiros moradores de rua

RIO - Os primeiros quartos adaptados do Sambódromo já estão prontos para receber 60 moradores em situação de rua, que chegarão a partir desta segunda-feira. A prefeitura está transformando salas de aula das três escolas municipais que funcionam sob as arquibancadas da Sapucaí em unidades para acolher até 400 pessoas em situação de rua durante o período de isolamento social da crise do Coronavírus. A adptação total ficará pronta em uma semana, estima a Secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). Outros 205 leitos serão criados na cidade, sendo 100 num espaço privado cedido no Santo Cristo, 55 novas vagas femininas no Hotel Popular da Central do Brasil e 50 no Hotel Popular para idosos, do Centro.

Coronavírus nas favelas: “É difícil falar sobre perigo quando há naturalização do risco de vida”

A pandemia  invade fronteiras sem distinguir idioma, território, poderio político ou econômico. O coronavírus escancara as contradições deste país continental: quem não tem água encanada para lavar as mãos corre mais riscos, e o período de isolamento é desesperador para aqueles que precisam do ir e vir das pessoas e da movimentação das cidades para garantir a própria sobrevivência.

Pandemia democratizou poder de matar, diz autor da teoria da 'necropolítica'

Filósofo camaronês Achille Mbembe estuda como governos decidem quem viverá e quem morrerá

Como a favela está encarando a quarentena? Nathaly Dias, do canal "Blogueira Baixa Renda" mostra a situação.

Como as comunidades carentes estão encarando o isolamento social? Nathaly Dias, do canal "Blogueira Baixa Renda" mostrou com exclusividade para o UOL como está o dia a dia no morro do Banco, RJ.

Desemprego e desinformação: moradores do Capão Redondo, em SP, falam sobre clima do bairro na quarentena

Bairro da periferia de São Paulo pode ter problemas para enfrentar o coronavírus, segundo relatos enviados ao G1.

Mulheres da favela e o Coronavírus

Gizele Martins é militante e jornalista no complexo de favelas da Maré e dá entrevista falando sobre o tema. 

MST oferece Centro Paulo Freire como hospital de campanha para pacientes com covid-19

Além disso, direção estadual do movimento tem orientado campanhas solidárias no Recife, Caruaru e Petrolina

As favelas não querem parabéns, ministro Mandetta

Ministro Mandetta elogiou as ações executadas por moradores de favelas, mas não pode transferir as responsabilidades do governo para nós.

NA BAIXADA FLUMINENSE, GRUPOS COBRAM AÇÕES CONTRA COVID-19

Articulação #CoronanaBaixada reúne mais de 100 entidades e coletivos. Segundo lideranças locais, região é invisibilizada no combate à pandemia

 

Coronavírus: Sem plano do governo para favelas, moradores e organizações se juntam para controlar contágio

As agitadas ruas da favela da Maré, no Rio, têm ficado mais silenciosas a cada dia, à medida que mais e mais pessoas ficam em casa, seguindo orientações de autoridades de saúde para evitar o contágio por coronavírus. Desde a terceira semana de março, o silêncio vem sendo preenchido duas vezes por semana por uma voz que sai de um carro de som e alerta, em rima e com uma batida de funk ao fundo, para os riscos da covid-19, doença provocada pelo coronavírus.

Clube de Mães da Cooperativa Jardim Continental faz levantamento de famílias em situação de vulnerabilidade.

O levantamento com cerca de 200 famílias servira para a destinação de cestas básicas, em uma campanha de solidariedade entre as comunidades do Morro Santana, e com o apoio de Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Coronavírus: Sem plano do governo para favelas, moradores e organizações se juntam para controlar contágio.

Brasil tem 13,6 milhões de pessoas morando em favelas, segundo os institutos Data Favela e Locomotiva, e algumas delas são mais populosas do que municípios inteiros.

A Renda Cidadã e a reinvenção do dinheiro

Pandemia obriga Estados, em todo o mundo, a romper tabu, criar dinheiro e distribuí-lo entre as populações. Que isso revela sobre a natureza da moeda. Como as sociedades podem usar a brecha para superar as lógicas de ferro do capital.

O coronavírus evidencia as desigualdades estruturais de nossa sociedade

O paradoxo da pandemia na República: um pandemônio nos conflitos entre a saúde pública, estratégias eleitorais e a governança “do povo para o povo”?

'Favelas Contra o Coronavírus' informa e mobiliza moradores

Com apoio de especialistas da Fiocruz, a página Favelas Contra o Coronavírus (FCC) surgiu a partir de uma ideia de coletivos de comunicadores populares e coletivos de favelas, que visam transmitir informações sobre o vírus de uma maneira clara para o morador da favela, além de investir em conteúdo visual como estratégia.

Favelas contra o coronavírus: mobilização e pedidos de ajuda

A página "Favelas Contra o Coronavírus" (FCC) surgiu a partir de uma ideia de coletivos de comunicadores populares e coletivos de favelas. A jornalista Jacqueline Fernandes, criadora do site Hordas, é da equipe que administra a página e conta que uma das missões da FCC é transmitir informações sobre o vírus de uma maneira clara para o morador da favela, além de investir em conteúdo visual como estratégia.

Favelas do Rio criam ações para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus

Moradores das favelas estão preocupados com o avanço da Covid-19. As próprias comunidades estão se organizando para enfrentar a pandemia e frear a contaminação do novo coronavírus.

Silent Encroachments

Counting and grappling with Covid-19 in unequal Brazil

COLETIVOS DO RIO CRIAM PÁGINA PARA ORIENTAR MORADORES DE FAVELAS SOBRE CORONAVÍRUS

Iniciativa nas redes sociais visa adaptar informações oficiais à realidade das comunidades e combater notícias falsas com linguagem acessível

Coronavírus: tráfico ordena cancelamento de bailes funk em favelas

Traficantes de várias favelas do Rio ordenaram que bailes funks fossem cancelados por conta da epidemia de coronavírus. As determinações começaram na sexta-feira passada e se estendem até o próximo final de semana. As ordens foram dadas por criminosos de favelas dominadas por duas facções diferentes em toda a Região Metropolitana do estado.

"Quarentena", de MV Bill, é mais um alerta pra favela

Entrevista com o rapper MV Bill sobre a música "Quarentena" e a nova rotina na Cidade de Deus.