Pequeno Livro De Cuidados Para As Mulheres Da Maré

De Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 16h48min de 19 de maio de 2021 por Gabriel (discussão | contribs) (Criou página com ' == Sobre == A publicação aborda as dimensões e tipos de cuidados sobre a saúde das mulheres. O guia da Redes da Maré em parceria com a Escola de Serviço Social da UFRJ...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sobre

A publicação aborda as dimensões e tipos de cuidados sobre a saúde das mulheres. O guia da Redes da Maré em parceria com a Escola de Serviço Social da UFRJ integra o projeto Mulheres na Maré: Pensando o Acesso a Direitos e Serviços em Territórios Marcados pela Violência de Estado e pretende ajudar a passar alguns cuidados importantes para as mulheres.

O Guia "Pequeno Livro De Cuidados Para As Mulheres Da Maré" integra o projeto Mulheres na Maré: Pensando o Acesso a Direitos e Serviços em Territórios Marcados pela Violência de Estado, coordenado pela professora Miriam Krenzinger (ESS/UFRJ) e Eliana Siva (Redes da Maré). Contou com fomento da  Birkbeck College da Universidade de Londres, por meio do Global Challenges Research Fund. Ele é fruto de uma parceria entre a Escola de Serviço Social da UFRJ, vinculado ao Projeto de Extensão “Educação em Direitos Humanos e Prevenção da Violência contra Mulheres da Maré", a Casa das Mulheres da Maré, e o Centre for Research on Race and Law de Birkbeck.

Este material aborda dimensões e tipos de cuidados diversos sobre a saúde das mulheres, entendendo que é importante cuidarmos do nosso corpo e da nossa mente nas diferentes fases e situações que passamos ao longo da vida. É essencial conhecermos e acessarmos redes de apoio para pensarmos coletivamente os caminhos para lidar com os acontecimentos que atravessam nossas vidas. Este Guia, fornece informações básicas e diferentes serviços existentes para cuidar da saúde física, mental, sexual e reprodutiva, e, ainda, refletir sobre como planejar o seu envelhecimento. As mulheres da Maré encontrarão, também, algumas ideias para a prevenção e o enfrentamento de situações de violência contra a mulher e de violência policial.

A Casa das Mulheres da Maré  é um espaço organizado pela Redes de Desenvolvimento da Maré, com o objetivo de fortalecer o papel das mulheres nas mudanças que queremos ver acontecer e contribuir para a melhoria da condição de suas vidas.

Ficha técnica

COORDENAÇÃO DA PESQUISA E SISTEMATIZAÇÃO DO GUIA: Noelle Coelho Resende (Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação ESS/UFRJ)

ESTAGIÁRIAS DO SERVIÇO SOCIAL ESS/UFRJ/CDM: Gisele Vieira, Andreza Dionísio, Vanda de Matos, Talita Blunk, Giselle Moraes, Lilian Ramos Santos Costa, Luzenir Fernandes, Lailza Lira, Leticia Nascimento da Silva.

EQUIPE DE SUPERVISÃO ACADÊMICA DO SERVIÇO SOCIAL DA ESS/UFRJ: Elaine Moreira, Fabiana Ferreira Luiz, Miriam Krenzinger e Rosana Morgado.

Vídeo sobre o guia

Guia completo

load PDF