Portal Notícia Preta

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Autoria: Portal Notícia Preta.  
Logo.

Fundado em 2018 pela jornalista Thais Bernardes, o NP é muito mais do que um portal de notícias, é um jornal antirracista feito por profissionais, estudantes e comunicadores negros(as) que acreditam que, através da comunicação e da educaçāo, é possível ter uma sociedade mais justa e com equidade racial.

Desde a sua criação, mais de 60 pessoas já passaram pelo NP, entre estudantes e profissionais de todo o Brasil.

O Portal[editar | editar código-fonte]

Somos um portal de Jornalismo Colaborativo que tem por objetivo reportar notícias sob um olhar humanitário e com responsabilidade para melhor análise dos fatos.

Acreditamos na importância de sermos repórteres de nossas notícias, de escrever nossa história e em dialogar com diferentes segmentos. Por isto, o portal é aberto para que estudantes e jornalistas, de qualquer lugar do Brasil, possam publicar seus textos, sempre apurados e embasados em dados oficiais.

Aqui não confundimos guarda-chuva com fuzil, a “arrastada” tem nome e sobrenome e o jovem da periferia não é suspeito, é apenas um jovem. Acreditamos nas oportunidades, na representatividade e no jornalismo de qualidade.

Curso de Formação de Comunicadores[editar | editar código-fonte]

Além de ser um portal de notícias, o NP é uma escola de formação de Comunicadores Antirracistas. Quem escreve no NP são jovens comunicadores das cinco regiões do Brasil. Para participar da formação do NP, eles devem se inscrever em nosso processo de formação, que acontece a cada três meses.

Os selecionados integram o nosso time de colaboradores e iniciam as ‘Oficinas de Formação em Comunicação Antirracista’. Eles aprendem como fazer uma comunicação não-violenta e com recorte racializado. Os cursos são ministrados por profissionais das mais diferentes áreas. Os colaboradores aprendem sobre técnicas de jornalismo, assessoria de imprensa, noções de direito para comunicadores, audiovisual, rádio, educação antirracista, gestão de redes sociais direitos humanos, entre outras temáticas relacionadas com a Comunicação.

Ao final do curso, que tem duração de três meses, o colaborador recebe um certificado e está pronto para ingressar no mercado de trabalho com uma visão e uma experiência diferenciada do que é, de fato, uma comunicação mais inclusiva.

Missão[editar | editar código-fonte]

Divulgar notícias verídicas com representatividade e analise crítica das informações.

Visão[editar | editar código-fonte]

Ser um site de notícias de referência com abrangência nacional e reconhecido pela sociedade e formadores de opinião

Valores[editar | editar código-fonte]

Ética, veracidade, independência, pluralidade, representatividade e transparência

Trailer do canal[editar | editar código-fonte]