Prevenção Realizada com Organização e Amor (Grupo PROA)

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar
Grupo PROA.jpg

O Grupo

O PROA (Prevenção Realizada com Organização e Amor) iniciou suas atividades em abril de 1998 na Comunidade do Morro dos Prazeres. Inicialmente o trabalho do grupo era voltado para os usuários de drogas. Utilizavam apenas um caderno com fotos e informações sobre as DST’s e a distribuição de preservativos para o trabalho de conscientização. Através do grupo foi estabelecida uma parceria com a Unidade de Saúde local a fim de promover informações sobre seus programas de saúde para a comunidade e desde então a parceria se fortalece a cada ano. O grupo tem participado de capacitações em diferentes áreas de promoção de saúde.

Com a ampliação do trabalho de prevenção de DST/Aids foram estabelecidas novas parcerias com escolas –municipais, estaduais e privadas – e ONGs em especial o CEDAPS (Centro de Promoção de Saúde) que ao longo de anos vem fortalecendo o trabalho do grupo de diversas maneiras com capacitações, elaboração e realização de projetos, apoio técnico e outros. Estabelecemos parcerias com a unidade local de saúde, escolas municipais e estaduais, creches públicas e particulares, órgãos públicos, empresários locais e uma grande rede de amigos/parceiros.

Hoje o núcleo PROA. trabalha com a promoção de saúde e cidadania. Após 18 anos de muito trabalho o PROA. continua motivada como no início, sempre buscando novos temas para os encontros, novas maneiras de aconselhamento, novas capacitações, além da participação em movimentos sociais (Fórum de Juventude do Rio de Janeiro, Rede de Comunidades Saudáveis, Marcha das Margaridas e outros) afim de fortalecer nossas parcerias e continuar realizando nosso maravilhoso trabalho em busca da melhoria de vida dos moradores da nossa comunidade.

 

Atividades

Palestra com grávidas

Clube Jovem

Promoção em saúde