Se a Favela É Suspeita, o Estado É Culpado? Uma Estratégia de Luta Contra o Abuso de Poder (documentário): mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 14: Linha 14:
[[Categoria:Violência Policial]]
[[Categoria:Violência Policial]]
[[Categoria:Temática - Cultura]]
[[Categoria:Temática - Cultura]]
[[Categoria:Filmes]]

Edição das 23h37min de 4 de agosto de 2022

Autoria: Eloanah Gentil e Rafael Lopes.

Sobre

Direção: Eloanah Gentil e Rafael Lopes

Este minidoc faz parte de uma série de matérias do projeto antirracista do RioOnWatch. Conheça o nosso projeto que traz conteúdos midiáticos semanais ao longo de 2021: Enraizando o Antirracismo nas Favelas clicando aqui! . Contribua com essa pauta!

Sinopse

Mesmo diante da ADPF 635, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu as operações policiais em favelas do Estado do Rio de Janeiro durante a pandemia, em 19 de agosto de 2020, houve a invasão e ocupação militar do Complexo de Viradouro, em Niterói, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. Relatos de abusos, truculência, agressões, invasões de casas de moradoras e moradores e de prisões arbitrárias começaram a se acumular e as moradoras do Complexo decidiram agir: fizeram faixas #LardeMoradoraRespeite e penduraram nas casas, para evitar que novas invasões e abusos acontecessem.

Com a continuação das violações, no dia 12 de junho de 2021, a OCA realizou um evento para protestar contra novos abusos sofridos por moradores do Morro do Africano, uma das favelas do Complexo do Viradouro. Desta vez, suas faixas #LardeMoradoraRespeite, penduradas em suas portas e janelas, foram esfaqueadas ou retiradas pela Polícia Militar durante uma operação à noite.

Documentário