Tavares Bastos

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para: navegação, pesquisa

Informações retiradas da internet pela equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco.

A favela

A Tavares Bastos..jpg

A Tavares Bastos é uma favela localizada no Morro da Nova Cintra, no bairro do Catete, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. A favela foi nomeada segundo a sua principal via de acesso, a Rua Tavares Bastos.

No local residem mais de 6.500 pessoas (segundo o Censo Demográfico 2010) que costumam usufruir dos serviços oferecidos nas proximidades do local, como o próprio bairro do Catete e o bairro do Flamengo. Com uma vista panorâmica da Baía de Guanabara, sua área física é de 27.802 m₂ é conta com duas quadras de esportes – uma de grama sintética - e uma praça com aparelhos de ginásticas e brinquedos para o lazer das crianças, além de algumas pequenas pracinhas. Kombis e mototáxis fazem, com predominância, o transporte dos moradores.

História

A ocupação da favela ocorreu aproximadamente em 1931, em um terreno que pertencia a uma antiga fazenda. No final do século 18 e começo do século 19, devido à vinda da nobreza para a região do Catete, o bairro fora dividido em chácaras.

Ficou conhecida por ser, entre 2000 e 2008, a única das grandes comunidades da cidade onde não existia tráfico de drogas nem a atuação de milícias, devido à localização, na comunidade, da sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A sede foi inaugurada em 2000.

Em 2007, foi escolhida como cenário para as gravações do filme estadunidense O incrível Hulk.[2] Também foi cenário para os filmes brasileiros Tropa de Elite, Xuxa Gêmeas e Maré, Nossa História de Amor, a novela Vidas Opostas, e algumas esquetes do Porta dos Fundos. Serviu também de cenário para gravação do fictício "Morro do Beco" da novela A Força do Querer, de Glória Perez.

No final da comunidade, encontra-se o CRUMBS (Criando um Brasil Social), que abriga o Centro Cultural Zezé Motta. O Crumbs possui um teatro e um cinema, além de um ateliê de pintura e uma sala de música. Atualmente o centro cultural encontra-se desativado.

Rede NAMI

Em frente à sede na visita de Malala Yousafzai, Elaine Welteroth, Juanpa Zurita e Jérôme Jarre em 2018..jpg

A Rede Nami é uma ONG formada por mulheres que trabalha o uso da arte como veículo de transformação cultural através da promoção dos direitos das mulheres. Surgiu em 2010, registrando-se formalmente em 2012, contribuindo com o combate da violência contra a mulher e fomento do protagonismo de mulheres nas artes.  Fica localizada na Rua Tavares Bastos, 283.

Abaixo, vídeo do Museu NAMI, um dos projetos da ONG que convida mulheres e artistas periféricos para grafitarem as paredes da comunidade, formando um museu à céu aberto:

The Maze

As paredes de mosaico do mirante foram feitas de forma colaborativa por visitantes de vários países.jpeg

No alto da comunidade, localiza-se o albergue The Maze, que foi cenário para o videoclipe Beautiful, de Snoop Dogg e Pharrell. Foi construído em 1981 pelo artista britânico Bob Nadkarni.

Ao longo dos anos, se transformou em um centro cultural multifacetado com eventos de jazz, shows de música brasileira de vanguarda, além de apresentar a gastronomia indiana para os visitantes.

Possui um mirante com paredes de mosaicos construídas por pessoas de várias partes do mundo, como chineses, colombianos,  crianças e adultos, tudo de forma colaborativa.

Há sete anos, o The Maze é citado na lista das 150 melhores casas de jazz do mundo pela revista americana Downbeat.

Fotos

Tavares Bastos, Crédito Júlio Dias..jpg
Famoso campode futebol da Tavares Bastos.jpg
Parte da comunidade vista de cima..jpg

Referências

Pantheon UFRJ: Um estudo sobre os impactos na comunidade tavares bastos

Wikipédia: Tavares Bastos (favela).