Teia de Solidariedade da Zona Oeste

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Informações retiradas das redes oficiais do coletivo  

Teia ZO logo.jpg

Sobre

Mulheres organizadas em diferentes coletivas/os, organizações e instituições da Zona Oeste, e que historicamente lutam contras as desigualdades (raça/gênero/classe), lançam campanha para enfrentar as consequências da Pandemia (Covid-19). A Teia é uma poderosa articulação política de Coletivas, Coletivos e Instituições que atuam nos bairros de Campo Grande, Bangu, Santa Cruz, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Vargens, Gardênia, Quilombo do Camorim, Recreio e Jacarepaguá, gestada e gerida por mulheres e que visa diminuir a vulnerabilidade das famílias impactadas pela pandemia, mas também tecer ideias que fortaleçam a compreensão da assistência social, da moradia popular e da soberania alimentar como direitos. A solidariedade, a articulação política e o trabalho militante uniu mulheres da ZO e apoiadoras com o objetivo de socializar apoio material e informação às famílias que já se encontravam em vulnerabilidade social e que, com o avanço da pandemia na cidade, estão em situação de insegurança alimentar. Nos organizamos em um movimento coletivo a partir dos territórios da Zona Oeste e da atuação comunitária, mobilizando outras áreas da cidade, do Brasil e do mundo! Somos a Teia de Solidaridade Zona Oeste, uma articulação popular de enfrentamento dos impactos da crise causada pela pandemia da Covid-19 sobre a Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro.

Quem constroi a teia? 

Coletiva Popular de Mulheres ZO, Instituo de Formação Humana e Educação Popular, Coletivo Piracema, Coletiva as Caboclas, Mulheres de Pedra, Fundação Angélica Goulart, Plano Popular das Vargens, MUCA - Movimento Unificado dos Camelôs, UNMP-RJ - União Nacional de Luta por Moradia, União Coletiva pela ZO, Fórum Estadual de Mulheres Negras/RJ - Grupo de Trabalho Zona Oeste. São nossas Parcerias: Criola, Instituto Pacs, International Women Space, 8M Berlin, campanha Rio contra o Corona.

Teia contra o coronavírus

Apoiou mais de 300 famílias em situação de insegurança alimentar na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

  • Como ajudar? Para doar, clique aqui
  • Contato: Venham tecer essa Teia com a gente e sejam também articuladoras/res da @teiasolidariedadzo. Conheça também o facebook clicando aqui.

Redes Sociais

Instagram: clique aqui

Facebook: clique aqui

Site Oficial: clique aqui