Teia de Solidariedade da Zona Oeste

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para: navegação, pesquisa

Informações retiradas das redes oficiais do coletivo  

Teia ZO logo.jpg

Sobre

Mulheres organizadas em diferentes coletivas/os, organizações e instituições da Zona Oeste, e que historicamente lutam contras as desigualdades (raça/gênero/classe), lançam campanha para enfrentar as consequências da Pandemia (Covid-19). A Teia é uma poderosa articulação política de Coletivas, Coletivos e Instituições que atuam nos bairros de Campo Grande, Bangu, Santa Cruz, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Vargens, Gardênia, Quilombo do Camorim, Recreio e Jacarepaguá, gestada e gerida por mulheres e que visa diminuir a vulnerabilidade das famílias impactadas pela pandemia, mas também tecer ideias que fortaleçam a compreensão da assistência social, da moradia popular e da soberania alimentar como direitos. A solidariedade, a articulação política e o trabalho militante uniu mulheres da ZO e apoiadoras com o objetivo de socializar apoio material e informação às famílias que já se encontravam em vulnerabilidade social e que, com o avanço da pandemia na cidade, estão em situação de insegurança alimentar. Nos organizamos em um movimento coletivo a partir dos territórios da Zona Oeste e da atuação comunitária, mobilizando outras áreas da cidade, do Brasil e do mundo! Somos a Teia de Solidaridade Zona Oeste, uma articulação popular de enfrentamento dos impactos da crise causada pela pandemia da Covid-19 sobre a Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro.

Quem constroi a teia? 

Coletiva Popular de Mulheres ZO, Instituo de Formação Humana e Educação Popular, Coletivo Piracema, Coletiva as Caboclas, Mulheres de Pedra, Fundação Angélica Goulart, Plano Popular das Vargens, MUCA - Movimento Unificado dos Camelôs, UNMP-RJ - União Nacional de Luta por Moradia, União Coletiva pela ZO, Fórum Estadual de Mulheres Negras/RJ - Grupo de Trabalho Zona Oeste. São nossas Parcerias: Criola, Instituto Pacs, International Women Space, 8M Berlin, campanha Rio contra o Corona.

Teia contra o coronavírus

Apoiou mais de 300 famílias em situação de insegurança alimentar na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

  • Como ajudar? Para doar, clique aqui
  • Contato: Venham tecer essa Teia com a gente e sejam também articuladoras/res da @teiasolidariedadzo. Conheça também o facebook clicando aqui.

Redes Sociais

Instagram: clique aqui

Facebook: clique aqui

Site Oficial: clique aqui