Universidade do Estado do Rio de Janeiro

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para: navegação, pesquisa

Este grupo reúne pesquisadores articulados, de formas e em temporalidades diversas, ao CEVIS/Coletivo de Estudos sobre Violência e Sociabilidade (grupo de pesquisa do Diretório CNPq), sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) e coordenado pelo prof. Dr. Luiz Antonio Machado da Silva e pela profa. Dra. Márcia Pereira Leite.

 

De um lado, congrega pesquisadores de diversas instituições do estado que desenvolvem ou desenvolveram uma cooperação orgânica na realização de pesquisas sobre as temáticas relativas a sociabilidade urbana - movimentos sociais de base territorial, políticas públicas (especialmente as políticas de segurança e de habitação), crime violento, tráfico de drogas, cidadania, direitos humanos, resistências, entre outras, além de interferirem de diferentes formas no debate público e no modo de construção coletiva de seus problemas, através de publicações e entrevistas nas diferentes mídias, formação de lideranças e outras atividades de extensão.

 

De outro, tem também a alegria de associar ao projeto do Dicionário das Favelas Cariocas, alguns de nossos queridos parceiros e principais interlocutores na realização de uma agenda de pesquisa e de um conjunto de atividades acadêmicas que têm por centro a compreensão das atuais dinâmicas e tensões que perpassam a cidade do Rio de Janeiro e seus diversos territórios. 

 

Escolhemos iniciar nossa participação no Dicionário trabalhando nos seguintes eixos temáticos: Categorias morfológicas; Categoria Nativas; Violência e Militarização; Associativismo: novas e velhas formas; Políticas urbanas para os territórios; Religiosidades, política e práticas culturais; Formas de governo e resistências, coordenando, portanto, o Grupo de Trabalho "Sociabilidade e Cultura" neste Dicionário.