Vila Recreio 2 - Sonhos Demolidos (documentário)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 15h21min de 28 de outubro de 2019 por Gabriel (discussão | contribs) (Gabriel moveu DOCUMENTÁRIO: Vila Recreio 2 - Sonhos Demolidos para Vila Recreio 2 - Sonhos Demolidos sem deixar um redirecionamento)

Autora: Rubermária Sperandio.

 

RTENOTITLE

Jorge Santos é um homem pobre que veio do interior do Estado do Rio para a cidade do Rio de Janeiro. No início, teve receio de morar em uma comunidade. Viveu um bom tempo morando de aluguel até ser convencido por sua irmã, que construíra uma casa na favela, de que esta era a única oportunidade para uma pessoa pobre ter sua própria moradia.

Começou a construir sua casa, em principio um cômodo com um banheiro, com a ajuda de amigos. Às vezes, trabalhavam até uma hora da manhã. Depois de muito tempo de grandes sacrifícios econômicos e de trabalho, seu sonho da casa própria foi realizado. Em janeiro de 2010, a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a remoção de 119 favelas localizadas em uma área nobre da cidade. Segundo o então prefeito, isto fazia parte do plano de construção da Transoeste, via expressa para ligar os bairros de Campo Grande e Santa Cruz à Barra da Tijuca. Para o urbanista Mike Davis, uma estratégia de "elitização da cidade". A Vila Recreio 2, comunidade onde Jorge morava, era uma das que estavam na mira da Prefeitura. Grande parte dos moradores da Vila Recreio 2, depois de muitas ameaças e pressões psicológicas, começaram a ser removidos para apartamentos minúsculos, a quarenta quilômetros de distância de onde moravam. Jorge resistiu. E é essa história que é contada no documentário "Vila Recreio 2 - Sonhos Demolidos", realizado pela equipe do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).

Vila Recreio 2 - Sonhos Demolidos Ano: 2014 Duração: 10:06 Classificação: Curta/Documentário Realização: Núcleo Piratininga de Comunicação