Wikifavelas:Organização e Conceitos

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Revisão de 22h57min de 28 de outubro de 2020 por Clara (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

A página está em construção e em breve adicionaremos mais conteúdo.

Esta página apresenta a organização e os principais conceitos do Dicionário de Favelas Marielle Franco.

Eixos de Análise e Categorias Temáticas do Dicionário de Favelas

 

 

 

Os verbetes constituem manifestações autorais sobre favelas e periferias e são a base do Dicionário de Favelas Marielle Franco.Temos diferentes tipos de verbetes: textos, poemas, imagens, vídeos, filmes etc, que podem ser melhor definidos aqui. Estes verbetes estão agrupados de acordo com os Eixos de Análise do Dicionário de Favelas: Estado e Mercado; Associativismo e Memória; Sociabilidade e Cultura e Coronavírus.
Por sua vez, cada um dos temas é subdivido em Categorias Temáticas.

Saiba como colaborar aqui.

 

Eixos de Análise

 

 

 

 

 

 

 

Categorias Temáticas

Cada Eixo de Análise possui um conjunto de Categorias Temáticas, que procura desdobrar os assuntos em suas diferentes dimensões. Essas temáticas estão agrupadas como indexação de conteúdos de interesse e servem para demonstrar a abrangência das análises. Dessa forma, o usuário pode escolher temáticas de interesse para pesquisa ou colaboração no Dicionário de Favelas.

Em Coronavírus nas Favelas, as Categorias Temáticas representam as páginas e as diferentes formas de acompanhamento das ações e da realidade da pandemia do novo coronavírus nas favelas e periferias do Brasil. 

Palavras-Chave

Palavras-chave são palavras ou expressões que auxiliam na organização e na definição de uma obra, no caso deste Dicionário, dos nossos verbetes. Sendo assim, elas são definidas pelos autores/as.

As palavras-chave são mais específicas que os Eixos de Análise e as Categorias Temáticas e tornam mais fácil a navegação do usuário na plataforma, podendo servir de base para que ele decida se o texto daquele verbete atende ao seu interesse.

Por exemplo, para quem está pesquisando sobre o "Funk", o eixo Sociabilidade e Cultura e dentro dele a Categoria Temática Cultura vão ajudar este usuário, mas é a palavra-chave “Baile funk” quem mais vai aproximá-lo do que realmente ele procura, tornando sua busca mais qualificada e objetiva.

Desta forma, os usuários dispõem de um mapa, capaz de guiá-los pela diversidade de assuntos e temas discutidos na plataforma, desde o nível micro, representado pela especificidade das palavras-chave, até o macro pelas dimensões que informam o que compõe a totalidade deste Dicionário de Favelas.