1º Congresso Internacional - Falando sobre segurança pública na Maré

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

A primeira edição do Congresso Internacional Falando Sobre Segurança Pública na Maré foi um evento realizado pela ONG Redes da Maré e teve o intuito de reunir diversos segmentos em torno do debate sobre a segurança pública no Complexo da Maré. Seu desfecho resultou na produção de diversos trabalhos que foram apresentados e publicados nos anais do evento.

Autoria: Redes da Maré.

Sobre[editar | editar código-fonte]

Chamada do evento realizado pela Redes da Maré.

A primeira edição do Congresso Internacional Falando Sobre Segurança Pública na Maré teve como temática: “Segurança pública e violências: contradições, controle social e desafios para garantia de direitos estruturantes”, e foi realizada no Conjunto de Favelas da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro. O evento foi aberto ao público em geral, sobretudo moradores da Maré, profissionais, estudantes, ativistas, pesquisadores e demais interessados no tema.

O Congresso foi realizado entre os dias 10, 11 e 12 de agosto de 2022 no Centro de Artes da Maré. As atividades englobaram rodas de conversa, debates, apresentação de trabalho e intervenções culturais.

No dia 9 de agosto, também aconteceu o 1º Congresso Falando sobre Segurança Pública para Crianças e Adolescentes da Maré, com oficinas e atividades. Veja a programação abaixo.

Temática[editar | editar código-fonte]

PORQUE É IMPORTANTE FALAR SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA NA MARÉ?

Entre 2017 e 2021 aconteceram 132 operações policiais e 114 confrontos entre grupos armados no conjunto de 16 favelas da Maré. Juntos, estes 246 momentos de confrontos causaram 157 mortes e interromperam por 94 dias o funcionamento das unidades de saúde e por 70 dias as aulas nas escolas da Maré em 5 anos. Veja mais aqui » Os dados de violência apontam ao longo dos anos para um grave problema de segurança pública nesta região, que facilmente pode ser identificado em outras favelas do estado do Rio de Janeiro. Este problema não pode mais estar apenas restrito ao repertório tradicional do direito e das instituições da justiça, particularmente, da justiça criminal, presídios e polícia. As alternativas de enfrentamento às violências devem ter como base políticas públicas que traduzam a capacidade do Estado de realizar um gestão democrática em todos os espaços da cidade. As soluções também devem passar fundamentalmente pelo diálogo amplo das instituições públicas com a sociedade civil e com a produção acadêmica. Dessa forma, o Congresso Internacional Falando Sobre Segurança Pública na Maré, através da troca entre intelectuais, ativistas, moradores e trabalhadores de favela, tem a proposta de ser um espaço de ampliação do debate teórico e prático sobre segurança pública e de sensibilização de todo o complexo sistema da segurança às novas ideias e reflexões provenientes da sociedade.

Programação[editar | editar código-fonte]

19 de maio de 2022: Divulgação / inscrições / submissão de trabalhos

10 de junho a 18 de julho de 2022: Avaliação dos trabalhos submetidos

10 de julho de 2022: Encerramento da submissão de trabalhos

2 de agosto de 2022: Divulgação dos trabalhos aprovados para apresentação

9 de agosto de 2022: 1º Congresso Falando sobre Segurança Pública para Crianças e Adolescentes da Maré

10 de agosto de 2022: Primeiro dia de Congresso

11 agosto de 2022: Segundo dia de Congresso

12 de agosto de 2022: Último dia de Congresso

Trabalhos na Íntegra[editar | editar código-fonte]