Wikifavelas:Escrever um verbete
O que é um verbete?
Todos os conteúdos incluídos na plataforma do Dicionário são chamados verbetes, quaisquer se sejam eles.
"Verbete" vem de verbo, o que se quer falar, enunciar, depor, demonstrar, denunciar, mostrar, afirmar, explicitar etc. O ato de se expressar tem a intenção de comunicar, de compartilhar com outros seu ponto de vista, suas ideias e suas histórias.
O Dicionário de Favelas Marielle Franco está organizado em "verbetes", que constituem manifestações autorais sobre favelas e periferias. Temos diferentes tipos de verbetes: textos, poemas, imagens, vídeos, filmes etc., desenvolvidos por usuários cadastrados, capazes de criar páginas na plataforma, ou seja, inserir nela os conteúdos que desejam.
Como participar
Você pode colaborar com o crescimento do Dicionário
Atualmente temos 1 732 colaborador@s cadastrad@s. Deseja colaborar escrevendo novos verbetes ou contribuindo para os verbetes? Você pode colaborar:
- Criando um verbete
- Editando um verbete
- Discutindo um verbete
- Divulgando nas redes sociais!
Guia rápido
Como criar conteúdo?
Primeiro busque nos verbetes já criados! Você pode escrever sobre qualquer assunto, até sobre aqueles já existentes.
Quando você pesquisar um assunto e não existir uma página sobre ele, aparecerá a opção criar uma página para o novo verbete. Você precisa estar autenticado no site para criar conteúdos.
O que deve ter em um verbete?
- Os verbetes do Wikifavelas se caracterizam como textos enciclopédicos, de natureza expositiva e linguagem clara, simples e objetiva que manifestem diferentes narrativas. Podem conter gráficos, ilustrações, subdivisões e interlinks para complementar as informações e aprofundar o tema.
- Os verbetes precisam ter um título que, em poucas palavras, indique o seu conteúdo. Como o índice é em ordem alfabética, os verbetes devem começar com uma palavra que expresse bem o tema, evitando o uso de artigos. Por exemplo, se colocamos "A chacina", o verbete ficará listado na letra A e se colocarmos "Chacina" ficará na letra C.
- Sempre que possível é desejável ter pelo menos três subtítulos, porque a plataforma gera imediatamente um índice para o texto, o que o torna mais atraente para o leitor.
- Todos os verbetes devem ter autor(a) ou autores(as), como manifestações de uma pessoa, de um grupo ou de uma instituição. Para que sejam colocados no índice e encontrados facilmente.
- Os verbetes podem ser originais ou não, sendo devidamente autorizados pelo(a) autor(a) e citados a fonte.
- Os verbetes devem conter palavras-chave para viabilizar os mecanismos de busca e recuperação da informação para o leitor.
- Os verbetes devem tratar de temas que fazem parte do escopo do Dicionário de Favelas Marielle Franco, sua organização é definida pelos eixos de análise, com suas respectivas categorias temáticas.
Regras Editoriais
Todas as pessoas que desejarem colaborar com o projeto poderão atuar na produção de conteúdo, sendo que cada participante deverá se identificar com uma conta de usuário no Wikifavelas. Além disso, as atividades do Dicionário são regidas por um conjunto de regras editoriais
Pilares editoriais
Os pilares editoriais são princípios fundamentais sobre os quais os Dicionário é construído. Esses pilares servem tanto para orientar as atividades de colaboração, como para resolver eventuais conflitos que surjam durante o projeto.
- Escopo do Dicionário
- Pluralidade
- Conteúdo livre
- Normas de conduta
Categorias Temáticas
Os verbetes devem ser classificados em Categorias Temáticas.
Para incluir uma categoria temática, no modo de edição, selecione o ícone:
Categorias
Digite Temática - Cultura para encontrar a categoria temática Cultura. Todas as categorias temáticas iniciam com a palavra "Temática"
Conheça todas as Categorias Temáticas dos quatro Eixos de Análise:
Palavras-chave
Para cada verbete recomendamos incluir pelo menos 5 palavras-chave.
Para incluir uma palavra-chave, no modo de edição, selecione o ícone:
Categorias
Digite a palavra-chave desejada. Se ela não existir você poderá criar uma nova palavra-chave.
Nuvem de palavras-chave