Auxílio emergencial ou renda básica: benefício temporário ou direito de cidadania (live)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

"Favelas em Movimento" é a nova série de lives do Dicionário de Favelas Marielle Franco. Toda última terça-feira do mês, às 18h, no canal da VideoSaúde (Distribuidora da Fiocruz), moradores(as) e representantes de favelas e periferias se encontram para um bate-papo sobre questões sociais, políticas, culturais e econômicas fundamentais para pensarmos a vida destas pessoas em um cenário pandêmico, mas também o futuro.

Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco.

Auxílio Emergencial ou Renda Básica: benefício temporário ou direito de cidadania[editar | editar código-fonte]

Terceiro episódio da série de lives:[editar | editar código-fonte]

Criando Auxílio Emergencial ou Renda Básica? Benefício temporário ou direito de cidadania?[editar | editar código-fonte]

Em mais uma live da série "Favelas em Movimento", os presentes tiveram a oportunidade de debater o aprofundamento das desigualdades sociais - expressos na falta de direitos e de acesso aos serviços públicos - com a pandemia de coronavírus e a necessidade de distribuição de auxílio emergencial nas favelas brasileiras.

Os convidados relataram a aflição vivenciada por moradores das periferias ao serem retirados do mercado de trabalho após o início do isolamento social e o receio que tiveram essas populações até que houvesse a garantia de transferência de renda temporária oriunda do Governo Federal. Com isto, explicaram as alternativas buscadas por aqueles que se viram na delicada situação de não poder esperar, salientando a forte inserção das periferias em redes de trabalho informal como uma forma de fazerem frente ao empobrecimento. Também foi abordada a importância do repasse de verbas para as famílias moradoras de favelas, sobretudo as chefiadas por mães solo. Os convidados relataram a conexão desse repasse no combate à fome e os benefícios dessa transferência de renda para a segurança alimentar das famílias durante a pandemia.

Convidados[editar | editar código-fonte]

Joyce Gravano, faz parte do Comitê Popular de Crise de São Gonçalo; Lucas Veloso, membro da Agência Mural de Jornalismo; e Adalton Pereira, participante do CEACC/Cidade de Deus e membro do Conselho do Dicionário de Favelas Marielle Franco.

Mediador[editar | editar código-fonte]

Alexandre Magalhães, professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador Dicionário de Favelas Marielle Franco.

 

Veja também[editar | editar código-fonte]