Bloco Loucos Pela Vida
O Bloco Loucos Pela Vida é um bloco carnavalesco antimanicomial de Niterói, RJ, que há mais de 20 anos utiliza a arte e a cultura popular para promover a conscientização sobre saúde mental.
Autoria: Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir do site oficial[1]
Sobre[editar | editar código-fonte]
O Bloco Loucos Pela Vida é um bloco carnavalesco antimanicomial da cidade de Niterói, RJ. Há 21 anos promove saúde, integração e cidadania através da arte e da cultura popular. O bloco é organizado pela Rede de Atenção Psicossocial de Niterói, contando com usuários, familiares e profissionais do setor para fortalecer a luta antimanicomial e promover a conscientização sobre saúde mental no contexto festivo do carnaval.
Com o tema "Diversidade", o bloco destaca a importância do respeito às diferenças, reunindo cerca de 500 foliões em seus desfiles anuais. Além de uma celebração cultural, o Loucos Pela Vida busca ser uma plataforma de troca de experiências e fortalecimento de laços entre os participantes, enfatizando o cuidado com a saúde mental por meio da arte e da cultura.
Missão[editar | editar código-fonte]
Promover o diálogo e a conscientização sobre saúde mental no contexto cultural.
Incentivar a inclusão social e a cidadania por meio da arte popular e do carnaval.
Fortalecer a luta antimanicomial, oferecendo um espaço de expressão e integração para usuários da Rede de Atenção Psicossocial, familiares e profissionais.
Projetos[editar | editar código-fonte]
O Bloco Loucos Pela Vida realiza anualmente o desfile carnavalesco no Centro de Niterói, partindo da Praça Arariboia e finalizando na Praça da Cantareira.
Ano de 2024: Com o enredo "Diversidade", o bloco reafirma seu compromisso com a inclusão social e o respeito às diferenças, utilizando a cultura carnavalesca como ferramenta de promoção da saúde mental e do bem-estar coletivo.
Participação comunitária: O bloco incentiva a troca de experiências e oferece um espaço para a conscientização, promovendo o diálogo em torno de temas relevantes à saúde mental.
Atuação na Segunda Chamada da Fiocruz[editar | editar código-fonte]
O bloco participa da segunda chamada do Plano Integrado de Saúde nas Favelas - Edital Fiocruz com o apoio do CNPJ guarda-chuva do Instituto Harmonya do Brasil.
Ações: Realização de rodas de conversa e atividades culturais voltadas à saúde mental.
Integração de usuários da Rede de Atenção Psicossocial em eventos culturais.
Promoção de práticas inclusivas e educativas através do desfile carnavalesco, destacando a relevância da arte e cultura na promoção da saúde.
146x Favela: Encontro em Niterói[editar | editar código-fonte]
No dia 25 de agosto de 2024, o 146x Favela, uma rede de organizações sociais que promove segurança alimentar, educação, empregabilidade, saúde mental, sustentabilidade e comunicação nas favelas, realizou um encontro especial em Niterói. A rede, que atua em todo o estado do Rio de Janeiro, reuniu participantes para compartilhar experiências e discutir projetos voltados ao direito à saúde integral nas favelas.
O evento foi aberto ao público e contou com um café da manhã colaborativo, onde os participantes trouxeram contribuições para enriquecer o momento de troca e acolhimento. Durante o encontro, foram apresentados projetos e ações que impactam positivamente as favelas do estado, promovendo sustentabilidade e acesso a direitos básicos.
A Importância do Encontro
O encontro reforçou o papel do 146x Favela como uma rede essencial para o fortalecimento de comunidades periféricas. Por meio de iniciativas como essa, a rede fomenta a conexão entre diferentes territórios e incentiva a construção coletiva de soluções para desafios locais.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Movimentos populares contra a COVID-19
Painel Unificador Covid-19 nas favelas
Radar Covid-19 nas Favelas (boletim)