CEDAC - Centro de Ação Comunitária
Somos uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que nasceu a partir da articulação de movimentos sociais para atender demandas de formação e luta pela democracia.
Autoria: Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir das redes oficiais do coletivo.
Sobre[editar | editar código-fonte]
O CEDAC[1] é uma organização que em 2019 completou 40 anos de educação popular, no fomento ao desenvolvimento comunitário, a partir do fortalecimento das organizações populares enquanto atores de transformação da sua realidade.
Missão[editar | editar código-fonte]
Nossa missão é capacitar e subsidiar movimentos sociais rurais e urbanos para que possa, gerar ações políticas e organizativas para a produção do desenvolvimento, da democracia e da cidadania, através de processos participativos de educação e organização popular na perspectiva da construção de uma sociedade justa e solidária.
Atuação do CEDAC - Centro de Atenção Comunitária nas Chamadas do Edital Fiocruz[editar | editar código-fonte]
O CEDAC - Centro de Atenção Comunitária é uma organização que atua em diferentes territórios do estado do Rio de Janeiro, como o Morro do Turano, Guedes e Vila Alzira (Duque de Caxias), e Portelinha (Campos dos Goytacazes), promovendo iniciativas voltadas para segurança alimentar, saúde integral e desenvolvimento comunitário. A organização participou das duas chamadas do Plano Integrado de Saúde nas Favelas - Edital Fiocruz, com ações que impactaram milhares de pessoas.
Primeira Chamada: "Na Luta é que a gente se encontra: Enfrentando a covid-19, a insegurança alimentar e a fome!"[editar | editar código-fonte]
Impacto: 3.600 pessoas atendidas.
Ações Realizadas:
Distribuição de cestas básicas e refeições para famílias em situação de vulnerabilidade.
Criação e organização de quintais produtivos e hortas comunitárias, promovendo sustentabilidade alimentar.
Desenvolvimento de cursos e oficinas sobre alimentação saudável e segurança alimentar.
Segunda Chamada: "Articulando em Rede, Promovendo Saúde Integral"[editar | editar código-fonte]
Objetivo:
Fortalecer as redes comunitárias através da articulação entre saúde, segurança alimentar e práticas coletivas que promovem o bem-estar integral nas favelas.
Ações:
Promoção de encontros para troca de experiências e construção de estratégias de saúde comunitária.
Capacitações para líderes comunitários em temas relacionados à saúde integral.
Com ações que combinam segurança alimentar, educação e saúde, o CEDAC reafirma seu papel como uma organização essencial para a transformação social e melhoria das condições de vida em territórios periféricos.
Redes Sociais[editar | editar código-fonte]
E-mail: cedac.rio@gmail.com
Ver também[editar | editar código-fonte]
GASCO - Grupo de Ação Social Comunitária
Centro de Criação de Imagem Popular - CECIP
Painel Unificador Covid-19 nas favelas
Radar Covid-19 nas Favelas (boletim)