Coletivo Caverna

De Dicionário de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Informações retiradas das redes sociais oficiais do grupo.

Coletivo Caverna..jpg

Sobre

O Coletivo Caverna é uma agrupação teatral com sede em Olinda/PE, que cria produções originais abordando os problemas contemporâneos da existência humana de maneira plural e aguda. O grupo combina como meio de pesquisa para a dramaturgia: recursos de vídeo, iluminação cênica, artesania, música e performance, e produz em sua sede encontros e eventos artísticos, além de receber residências e oficinas, fomenta espaços de diálogo com a comunidade de Ouro Preto. No repertório, os espetáculos de caixa cênica Sebastiana e Severina (2015), A Rã (2017), Cartas (2019) e o espetáculo de rua Pajeú das Flores (2019).

História

Desde 2015, o espaço funciona como ateliê de cenografia, adereços, serigrafia e bonecos. Em 2017, o coletivo abriu suas portas para o público local fomentando espaços de diálogo com a comunidade nas ações continuadas do projeto social “Meu Bairro, Minha Escola” (2014), quando foram realizadas oficinas de máscaras, de circo, contação de histórias e exibição de filmes para crianças. Desde então, o Espaço Cultural Coletivo Caverna tem sido referência no bairro, como ponto de cultura independente e de produção colaborativa, abrigando apresentações de espetáculos, exibição de filmes, shows para todas as idades, oficinas e encontros de artes integradas.

Periferia de Olinda

A sede do Coletivo Caverna fica localizada no bairro de Ouro Preto, periferia de Olinda.

Sede do Coletivo Caverna..jpg

E nas poucas saídas necessárias pelo bairro, nos deparamos com esse muro poético e nosso nome no meio de tanto colorido e beleza. Ouro Preto é nossa casa, o bairro que nos acolheu, e ser reconhecido pelo que somos é o conforto que a alma necessita em tempos turbulentos. O Coletivo Caverna pulsa arte e resistência na periferia de Olinda e ao autor de tal homenagem, nosso muito obrigado.

Reconhecimento..jpg

Redes sociais