Complexo do Salgueiro
O complexo do salgueiro é uma região pertencente ao município de São Gonçalo que abrange os seguintes locais: Itaúna, Luiz Caçador, Salgueiro, Palmeiras, Itaoca, Recanto das Acácias e Fazenda dos Mineiros. Os dados do IBGE (2010) dizem que a população total é de 54.492 pessoas. É conhecido na cultura popular pelo Rap do Salgueiro, da dupla Claudinho e Buchecha, sendo um reduto importante do funk carioca.
Sua geografia conta com extensos manguezais banhados pela Baia de Guanabara e diversos morros com a vegetação de mata atlântica. Devido a isso, há na região a área proteção ambiental de Itaoca e área de proteção ambiental de Guapimirim. Sua orla, localizada em Itaoca, conta com diversas praias com destaque a da Luz e a Beira que fazem parte do lazer, além do sustento de pescadores e marisqueiros. Em seus morros, localizado nas Palmeiras, destaca-se o Maciço de Itaúna utilizado para práticas de voo livre.
É uma área repleta de história que ainda é possível ser pesquisada através dos sambaquis de Itaoca e da comunidade tradicional de pescadores artesanais. A cultura presente é fomentada por diversos movimentos sociais, incluindo: Mulheres do Salgueiro, Espaço Gaia, Pré Vestibular Social do Salgueiro, Por Gentileza, SOS Lixão de Itaoca, Maria Vaz, entre outros.
Apesar disso, o local enfrenta diversos problemas de infraestrutura, com intensos alagamentos, e regiões de extrema pobreza como a área do antigo lixão de Itaoca. Em relação a segurança pública, a chacina do Complexo do Salgueiro em 2021 foi responsável por 8 mortos, incluindo a do jovem João Pedro Matos Pintos, de 14 anos. Em busca da mudança desse cenário, existe a Agenda Complexo do Salgueiro 2030, promovida pelo grupo Espaço Gaia, buscando pela geração cidadã de dados, mapear as percepções locais e utiliza-los para promover melhorias no local.