Coroadinho (favela)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

O Coroadinho, São Luís (MA), é uma favela com uma população de 53.945 pessoas ocupa atualmente a 4ª posição no ranking nacional das maiores favelas do Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)[1].

Autoria: Dicionário de Favelas Marielle Franco.

História[editar | editar código-fonte]

Coroadinho, São Luís (MA).

Bairro do Coroadinho surgiu de modo mais notável no cenário ludovicense na década de 1980, quando pessoas vindas do interior do Estado do Maranhão e de outras ocupações dentro de São Luís, resolvem se instalar às beiras do Rio Bicas e ali fixar moradia.

Porém, a influência do espaço urbano nesta área, vindo do centro para a periferia, vai ter início somente em 1960 quando o governo do estado começa a realizar algumas obras nas proximidades desta região.

Logo após o início do processo de ocupação, um suposto proprietário de nome Sandoval Silva Pimenta apresentou documentos que segundo ele atestava ser de sua propriedade aquela área que estava sendo ocupada e, com este argumento começou a vender lotes de terra já ocupados como se proprietário legítimo fosse, inclusive ignorando a presença daqueles que já estavam ocupando a terra.

Isso também aconteceu com um lote que estava ocupado pela senhora Maria de Nazaré, e por este motivo o caso desencadeou uma ação judicial que se arrastou por cinco anos, onde Maria de Nazaré representando mais de 30 mil famílias ocupantes daquela área pedia que o Tribunal declarasse ilegítimo o direito do Sr.

Sandoval Pimenta Mas não se pode esconder que antes e durante este embate judicial pelas terras, houve muitos confrontos de moradores com a polícia, ora atuando por ordem do estado com uso de força “legítima”, ora atuando em nome de interesses privados de terceiros, excedendo se muitas vezes no uso da força, legalidade e permitindo a violência contra a população.

Já na década de 1990, o bairro passou a integrar a localização espacial e legal de São Luís através da Lei nº 3.253, de 29 de dezembro de 1992 que dispõe sobre o zoneamento, parcelamento, uso e ocupação do solo urbano, que em seu artigo 6º, XLI faz referência direta ao bairro do Coroadinho.

Diversas são as comunidades que foram surgindo nas adjacências do bairro formando o chamado Polo Coroadinho, tais como: Bom Jesus, Vila Primavera, Vila dos Frades, Vila Conceição, Sítio do Pica-pau Amarelo, Vila São Sebastião, Alto do São Francisco, Vila Pocinha, Vila Nice Lobão, entre outras.

Em 12 de FEVEREIRO DE 2020 a LEI Nº 6.658, criada pelo vereador Nato Jr Institui o mês de março como data comemorativa do Aniversário do Bairro Coroadinho, e dá outras providências[2].

Economia[editar | editar código-fonte]

De acordo a pesquisa nacional feita pelo Outdoor Social, uma entidade filantrópica, o bairro Coroadinho, localizado na periferia de São Luís, está em sexto lugar na lista das dez comunidades que conseguem somar mais de 15 mil empregos registrados.

Os números do estudo são cruzamentos de dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com operadoras de cartão de crédito, o Banco Central, a Receita Federal e o POF que é a Pesquisa de Orçamento Familiar.

Segundo a pesquisa, o bairro tem 104 micro e pequenas empresas e 958 microempreendedores individuais. O número de comércios cadastrados é de 1.365. A pesquisa revela que os dados refletem no desenvolvimento do lugar, formando um ciclo de pessoas que criam seus negócios e empregam outras pessoas dentro do bairro, fazendo com que a economia local não pare e a comunidade cresça.

São mais de 1.800 empregos gerados por esses comércios dentro da comunidade. Tendo um potencial de consumo anual é de 663 milhões de reais. A pesquisa mostra ainda quais são as principais atividades:

  • 1° lojas e roupas;
  • 2° lanchonetes e restaurantes;
  • 3° mercados e supermercados;
  • 4° espaços de beleza[3].

Vídeo sobre Coroadinho[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Coroadinho é considerado a quarta maior favela do Brasil (bancariosma.org.br)
  2. uma historia: Coroadinho (linkedin.com)
  3. Bairro da periferia de São Luís está entre as dez que mais geram empregos no Brasil | Maranhão | G1 (globo.com)