Diálogos Suburbanos

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Que papel as Zonas Norte e Oeste representam hoje na cidade do Rio de Janeiro? O que permanece e o que está mudando nessas regiões? Que rumos estão sendo traçados para seus bairros?[editar | editar código-fonte]

Para buscar caminhos que possam trazer dados para responder a essas perguntas, o coletivo Diálogos Suburbanos foi criado em 2019, reunindo pesquisadores que têm se debruçado sobre a história urbana dos subúrbios cariocas, através de temas como os usos da moradia, os espaços de sociabilidade e a resistência cultural. O objetivo do coletivo é, através de trocas e reflexões, construir uma visão multidisciplinar da grande região conhecida como “subúrbio carioca”, contrapondo a valorização de seu patrimônio cultural à lógica depreciativa que foi sendo incorporada aos seus bairros pela escassez de políticas públicas na área. Trabalhando sempre em parceria com os agentes culturais locais, como o Cineclube Subúrbio em Transe, o coletivo Engenhos de Histórias, o Viradão Cultural Suburbano e a página Suburbano da Depressão, entre outros, o grupo promove, desde a sua criação, eventos, debates e rodas de conversa, presenciais e virtuais.

Capa do livro Diálogos Suburbanos

Logo após a sua criação, ao longo do ano de 2019 o grupo realizou atividades mensais de debate - no Palácio Rio 450, em Oswaldo Cruz - de abril a novembro e, ao final do ciclo, lançou uma coletânea de artigos, o livro “Diálogos Suburbanos: Identidades e Lugares na Construção da Cidade”, publicado pela editora Mórula, com apoio do CAU RJ.

Durante a pandemia do vírus da Covid-19, nos anos de 2020, 2021 e 2022, o coletivo continuou se encontrando virtualmente e buscando diálogos inter e transdisciplinares que trouxessem informações de qualidade sobre os subúrbios cariocas. Para isso, dedicou-se à produção de lives realizadas e disseminadas em canal próprio do Youtube, abertas a todos os que quiserem consultar os 12 painéis gravados sobre os seguintes temas:

Habitação nos subúrbios cariocas: a moradia ontem e hoje Assistir debate no canal

Heranças pretas nos subúrbios Assistir debate no canal

O papel dos subúrbios cariocas na lógica metropolitana Assistir debate no canal

A imprensa nos subúrbios cariocas Assistir debate no canal

O cinema e os subúrbios Assistir debate no canal

Identidade e patrimônio cultural nos subúrbios cariocas Assistir debate no canal

Do repique ao batidão: a suburbanização musical e suas histórias Assistir debate no canal

Subúrbios e periferias: leituras da cidade contemporânea Assistir debate no canal

Choro carioca: patrimônio e sociabilidade nos subúrbios Assistir debate no canal

"Cidade híbrida", subúrbios e periferias: outros olhares Assistir debate no canal

Impactos do plano diretor nos subúrbios cariocas Assistir debate no canal

Patrimônio cultural e políticas públicas nos subúrbios cariocas Assistir debate no canal

Em 2023 chegou a vez de dar ainda mais visibilidade aos subúrbios, sua cultura e seus habitantes, através de uma revista eletrônica. Com o apoio do Conselho da Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), o grupo abriu uma chamada publica para receber artigos e textos de vários gêneros literários, que foram divididos por 4 eixos temáticos: Cultura e sociabilidades, Educação nos subúrbios, Espacialidades suburbanas, Patrimônios suburbanos.

O foco nos subúrbios despertou interesse de estudantes, professores, artistas, pesquisadores, ativistas e aqueles que são apaixonados por essa cultura e modo de vida. O Conselho Editorial da revista recebeu mais de uma centena de contribuições, entre depoimentos, crônicas, entrevistas, artigos e ensaios fotográficos. Os autores selecionados tiveram suas produções publicadas numa plataforma web especialmente criada para o coletivo. Os textos podem ser lidos na tela ou baixados em arquivo PDF.

Acesse aqui a revista digital Novos Diálogos Suburbanos

===