Dignidade no trabalho: construção coletiva - episódio 24 (programa)
Papo na Laje é um programa disponível em plataformas virtuais, como o Youtube, e na TV fechada (canal 6, Claro/NET) desenvolvido pelo Brasil de Fato em parceria com a TV Comunitária do Rio de Janeiro.
Autoria: Papo na Laje
Sobre[editar | editar código-fonte]
Neste programa, Edilson relembra que o início da Cooperativa GAC VIP Transportes não foi fácil. "Montamos uma central lá em casa, chamei minha cunhada, minha prima, pegamos um celular e espalhamos no bairro. Quase desistimos no primeiro mês. Hoje temos uma base de 9 mil corridas por mês na comunidade", disse em entrevista à apresentadora Dani Câmara.
Há quatro anos, a cooperativa conta com um aplicativo próprio, uma sede física, atendentes e mais de 30 motoristas cadastrados. A média de ganhos é de R$ 3 mil a R$ 6 mil por mês. Com o sucesso da iniciativa na comunidade, ele planeja continuar gerando empregos e se tornar uma potência no município de Caxias.
Garagem Delas[editar | editar código-fonte]
Outra convidada do programa desta quinta (21) é a trabalhadora ambulante Alinny Gomes, uma das idealizadoras do A Garagem Delas. O espaço localizado no centro do Rio promove eventos e vendas para as ambulantes no mesmo lugar. Com o aumento do desemprego, a rede de mulheres precisou se fortalecer ainda mais nos últimos anos.
"Com o passar do tempo, as ambulantes foram aumentando porque não tem emprego. E surgiu a ideia de contratar só mulheres, por vários motivos óbvios. A maioria são mães solo, tem as que trabalham e complementam a renda lá. É mulher no caixa, na portaria, no bar, pegando gelo. É uma possibilidade de ter essa independência financeira", disse.
Durante a pandemia, a garagem suspendeu as festas e se transformou em local de ações de solidariedade com distribuição de marmitas e café da manhã. "A pandemia afetou muito a gente da área de evento e ambulantes, principalmente. Fechamos tudo, aquele medo, foi ficando mais difícil. O que salvou a Garagem foi a solidariedade, não só das pessoas como a nossa vontade de ser solidário", completou.
Convidados: Alinny Gomes e Edilson de Souza.
Apresentadora: Dani Câmara.
O episódio[editar | editar código-fonte]
Ficha Técnica[editar | editar código-fonte]
Direção Colegiada: Moysés Corrêa
Sistema Brasil de Fato RJ
Coordenação Geral: Rodrigo Marcelino
Coordenadora Editorial: Mariana Pitasse
Produção Executiva: Amanda dos Santos Costa
Direção e Roteiro: Dieymes Pechincha
Produtora de Conteúdo: Sintropia Produções
Direção de Fotografia: Chico Brun
Edição: Tuany Zanini
Som e Trilha Sonora: Chico Brun
Still: João Victor Portugal e Stefano Figalo
Programação visual: Giulia Santos e Juliana Braga
Pesquisa: Clivia Mesquita
Reportagem: Jéssica Rodrigues
Operadores de câmera: Chico Brum e Tuany Zanini
Operador de Drone: Gabriel Moncada
Assistência de câmera: Rafaela Miranda
Correção de cor: Chico Brum
Designer de som: Chico Brum
Produção de locação: Amanda dos Santos Costa
Motorista: Pedro Freitas - Trips Tour
Conselho Político: Breno Rodrigues, Caroline Barbosa Rufino, Otavio Cleverson Portilho, Dieymes Pechincha, Dulce Pandolfi, Fernando Veloso, Itamar Silva, Leonardo Nogueira, Nilza Valéria, Ricardo Pinheiro, Rodrigo Marcelino, Taiso Motta, Tayane Cardoso e Tuany Zanini
Associação Lima Barreto
Educação e Comunicação Captação de projetos: Fernando Veloso
Coordenação Administrativa: Aline Bernardino
Agradecimentos: Fernanda Pernasetti, Gizele Martins, Lívia da Silva, Vania Santos, Dicionário de Favelas Marielle Franco, GAC VIP Transportes, Garagem das Ambulantes, Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos e Ocupação Vito Giannotti