Direito à moradia - episódio 15 (programa)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Papo na Laje é um programa disponível em plataformas virtuais, como o Youtube, e na TV fechada (canal 6, Claro/NET) desenvolvido pelo Brasil de Fato em parceria com a TV Comunitária do Rio de Janeiro.

Autoria: Papo na Laje

Sobre[editar | editar código-fonte]

O programa debateu sobre as diversas dimensões da luta por moradia nas favelas do Rio de Janeiro. Cerca de 6,5 mil famílias recebem aluguel social do governo do estado e o déficit habitacional chega a 500 mil unidades.

Remoções violentas para construção de grandes empreendimentos e o histórico de despejos também foram assunto no episódio.

Os convidados do programa contam que aguardam suas casas próprias há mais de 10 anos. Keylon da Silva, militante das Brigadas Populares, afirma que na pandemia aumentou a quantidade de pessoas desempregadas que procuram ocupações porque não conseguem pagar aluguel com o benefício no valor de R$ 400.

“A gente não invade, porque invadir é crime. A gente ocupa um lugar que não tem função social para colocar as famílias. Vamos continuar na luta, porque se depender desse governo, pobre, preto e favelado não tem vez. Lá no Jacaré estão falando que vão remover as famílias da beirada do rio, sendo que tem famílias há 13 anos no aluguel social que não receberam os apartamentos”, disse o coordenador da ocupação Moisés, que abriga 35 famílias no centro do Rio.

Já Camila Aparecida, liderança comunitária do Complexo do Alemão, também falou sobre a criminalização dos movimentos que lutam por condições dignas de moradia.

“Lutar não é crime. O termo invasão veio para criminalizar uma luta legítima do povo por um direito reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e na nossa Constituição. Como quem luta por moradia é chamado de vagabundo? Sou mãe de 3 filhos, trabalho como tantas famílias. No meu caso, fui removida para construção da minha unidade habitacional e recebo o mesmo aluguel social há 10 anos”, enfatiza Camila, que foi removida da Favelinha da Skol, no Alemão.

Convidados: Dani Câmara e Tuany Zanini.

Apresentadora: Juliana França.

O episódio[editar | editar código-fonte]

Ficha Técnica[editar | editar código-fonte]

Direção Colegiada: Moysés Corrêa

Sistema Brasil de Fato RJ

Coordenação Geral: Rodrigo Marcelino

Coordenadora Editorial: Mariana Pitasse

Produção Executiva: Amanda dos Santos Costa

Direção e Roteiro: Dieymes Pechincha

Produtora de Conteúdo: Sintropia Produções

Direção de Fotografia: Chico Brun

Edição: Tuany Zanini

Som e Trilha Sonora: Chico Brun

Still: João Victor Portugal e Stefano Figalo

Programação visual: Giulia Santos e Juliana Braga

Pesquisa: Clivia Mesquita

Reportagem: Jéssica Rodrigues

Operador de Drone: Gabriel Moncada

Assistência de câmera: Nil Mendonça

Correção de cor: Chico Brum

Designer de som: Chico Brum

Produção de locação: Amanda dos Santos Costa

Conselho Político: Breno Rodrigues, Caroline Barbosa Rufino, Otavio Cleverson Portilho, Dieymes Pechincha, Dulce Pandolfi, Fernando Veloso, Itamar Silva, Leonardo Nogueira, Nilza Valéria, Ricardo Pinheiro, Rodrigo Marcelino, Taiso Motta, Tayane Cardoso e Tuany Zanini

Associação Lima Barreto

Educação e Comunicação Captação de projetos: Fernando Veloso

Coordenação Administrativa: Aline Bernardino

Agradecimentos: Instituto Raízes em Movimento, Laje do Rube, Pensão do Juninho e David Amen