Discussão:Viramundo

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Olá! O Dicionário de Favelas Marielle Franco/Wikifavelas AGRADECE MUITO pela sua contribuição para a nossa plataforma. Este é um projeto feito por meio de colaborações voluntárias, por isso a sua participação é fundamental. Esperamos que a Wikifavelas continue a crescer e estimule, cada vez mais, a construção coletiva de conhecimentos existentes sobre favelas, periferias, vilas, comunidades e outros espaços e populações que possuem o direito de alcançar a cidadania plena no Brasil.

Vale lembrar que os primeiros passos para contribuir são:

1) Fazer um cadastro na plataforma;

2) Criar página de usuário/a com um breve perfil sobre você;

3) Criar um verbete (com base nas orientações descritas na plataforma);

4) Sempre que possível, incluir no verbete imagens (de uso autorizado) ou links para acessá-las;

5) Se tiver dúvidas sobre a criação do verbete, ou quiser mais instruções, entre em contato com a nossa equipe, por meio dos canais a seguir ou qualquer outro canal em nossas redes de comunicação:

Fale conosco

cristina.faria@icict.fiocruz.br

Agora, vamos ao motivo do nosso contato:

LEMOS, COM ATENÇÃO, TODAS AS CONTRIBUIÇÕES enviadas para a Wikifavelas e entendemos que O TEMA DO SEU VERBETE POSSA SER RELEVANTE. Porém, necessita de adequações para se tornar mais acessível. Por isso, sugerimos ajustes específicos, abaixo, e também reunimos orientações gerais sobre a construção de verbetes, em seguida, que irão ajudar ainda mais.

Vamos lá:


Ajustes específicos-


1. Sugerimos que você amplie o seu verbete e procure fazer isso de acordo com o formato básico indicado, de modo a facilitar a leitura e a visualização por mais gente. As orientações a seguir irão te ajudar; lembramos que a plataforma está sempre aberta a novas edições, revisões e atualizações dos verbetes feitas pelas pessoas autoras e outras colaboradoras;

2. Não esqueça de colocar, logo no início do verbete, um pequeno resumo do tema, seguido da autoria do verbete (o seu nome) e alguma imagem (é opcional, mas ajuda a conseguir mais acessos). Depois é só incluir o restante do conteúdo;

3. Exemplos de verbetes com temas similares: o conteúdo do seu verbete ainda é muito pequeno, por isso, não identificamos nenhum exemplo de verbete semelhante. Por isso, incentivamos a ampliação do seu conteúdo!


Orientações gerais -


Para construir ou fazer ajustes nos verbetes, você encontra orientações gerais na plataforma; Além disso, reunimos mais dicas a seguir:


O que um verbete deve ter?


1. Os verbetes se caracterizam como textos de natureza expositiva e linguagem simples e objetiva que manifestem diferentes narrativas. Podem conter fotografias, ilustrações, gráficos, tabelas, mapas, referências bibliográficas, interlinks (links internos, para conteúdo do Dicionário) e hiperlinks (links externos) para complementar as informações e aprofundar o tema.

2. Os verbetes precisam ter um título que, em poucas palavras, indique o seu conteúdo, evitando, sempre que possível, o uso de artigos e caracteres especiais no início.

3. Sempre que possível, crie divisões dentro do seu texto - isso facilita a compreensão do material apresentado no verbete. Comece usando os “cabeçalhos” (eles são as principais divisões do verbete), depois, se quiser, inclua “subtítulos” (para especificar temas indicados nos cabeçalhos). Essas divisões criam uma organização dos assuntos, ajudando a entender cada parte do texto e guiando a leitura do conteúdo (ou narrativa) que você apresenta. A partir de três divisões (cabeçalhos e/ou subtítulos), a plataforma gera um índice automático para as seções do verbete - além de organizar a leitura, ele deixa o seu verbete mais bonito!

4. Todos os verbetes devem ter a autoria identificada - ou seja, quem criou o conteúdo do verbete. Ela pode ser representada por uma pessoa, grupo ou de instituição.

5. Os verbetes podem ser originais ou não; no caso de reprodução de conteúdo, ela deve ser devidamente autorizada pelo(a) autor(a) e citada(s) a(s) fonte(s).

6. Os verbetes que fizerem citações diretas e/ou referências a outros textos, imagens ou entrevistas devem creditá-las, inserindo as informações correspondentes como “Referências ou Notas”.

7. Os verbetes devem conter palavras-chave para viabilizar os mecanismos de busca e recuperação da informação para o leitor. Sugerimos que todos os verbetes tenham, ao menos, 4 (quatro) palavras-chave específicas.

8. Todos os verbetes devem ter, pelo menos, 1(uma) categoria temática, de acordo com as categorias do escopo da plataforma.

9. Todos os verbetes podem ser editados e reeditados.

10. Sugerimos que o verbete tenha o tamanho entre 1 lauda (página) - 1.200 caracteres (letras) - e 4 laudas - 4800 caracteres -, com espaços; mais informações. Na internet, você encontra diversas ferramentas para auxiliar na contagem de caracteres e palavras de um texto. Mais informações aqui


Como construir um verbete:

ELEMENTOS DE ABERTURA Título (Nome do verbete) Imagem (Opcional) Apresentação (Texto descritivo ou resumo do verbete) Autoria ou origem (Indica a autoria do verbete ou fonte da informação reproduzida no verbete).

CORPO DO TEXTO ou/e SEÇÕES DO VERBETE Apresenta o texto sobre o verbete dividido ou não em seções, exemplo: História Galeria de fotos Serviços (Escolas, Transportes, Saúde, Associações populares etc)

ELEMENTOS DE ENCERRAMENTO Contatos Notas Referências bibliográficas Ligações externas Ver também

Ainda ficou com dúvida e quer outras contribuições para o seu verbete? Ou terminou a revisão/edição no conteúdo do verbete e ainda está inseguro quanto à formatação ou outro item? Fique à vontade pra falar com a gente, também por aqui:

@wikifavelas

facebook.com/Wikifavelas

Por fim, solicitamos que as alterações sejam feitas em um prazo de 20 dias corridos, a contar da data do recebimento dessa mensagem.

Aproveite para conhecer e ler outros verbetes na plataforma e dar a sua opinião na aba de Discussão.

Aquele abraço!

Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco