Discussão:Preteberar

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Preteberar, cuja raiz é prete, passado, ou ignorar, significa atualmente não permitir a entrada de pets, de qualquer tipo, em estabelecimentos, ou domicílios fiscais ou particulares. Ex: um hotel não aceita pets. Está preteberando.

Revisão do verbete[editar código-fonte]

Olá! O Dicionário de Favelas Marielle Franco/Wikifavelas AGRADECE MUITO pela sua contribuição para a nossa plataforma. Este é um projeto feito por meio de colaborações voluntárias, por isso a sua participação é fundamental. Esperamos que essa iniciativa continue a crescer e estimular, cada vez mais, a construção coletiva de conhecimentos existentes sobre favelas, periferias, vilas, comunidades e outros espaços e populações que possuem direito de alcançar a cidadania plena no Brasil.

Os primeiros passos para contribuir são: 1) Fazer um cadastro na plataforma; 2) Criar página de usuário/a com um breve perfil sobre você; 3) Criar um verbete (com base nas orientações descritas na plataforma); 4) Sempre que possível, incluir no seu verbete imagens (de uso autorizado) ou links para acessá-las; 5) Se tiver dúvidas sobre a criação do verbete, ou quiser mais instruções, entre em contato com a gente, por meio dos canais a seguir ou qualquer outro canal em nossas redes de comunicação: Fale conosco cristina.faria@icict.fiocruz.br

Agora, vamos ao motivo do nosso contato: LEMOS, COM ATENÇÃO, TODAS AS CONTRIBUIÇÕES enviadas para a Wikifavelas e entendemos que O TEMA DO SEU VERBETE POSSA SER RELEVANTE. Porém, necessita de adequações. Por isso, sugerimos ajustes específicos, abaixo, e também reunimos orientações gerais sobre a construção de verbetes em seguida, para ajudar ainda mais.

Ajustes específicos:

1. Sugerimos que observe as regras editoriais, especialmente os pilares que tratam do escopo do Dicionário, e adapte o conteúdo do verbete, já que não encontramos relação com espaços de favelas e periferias. Ou seja, “o Dicionário de Favelas Marielle Franco reúne conhecimento sobre as favelas”, portanto, é necessário que o verbete expresse algum tipo de relação com o universo de favelas, periferias, vilas, quebradas e demais nomeações que se refiram a estes espaços.

2. Sugerimos a ampliação do verbete, procurando adaptá-lo ao formato básico indicado para facilitar a leitura e poder ser visto por mais gente. Vale lembrar que a plataforma está sempre aberta a novas edições, revisões e atualizações dos verbetes feitas pelas pessoas autoras e outras colaboradoras.

Orientações gerais:

Para construir ou fazer ajustes nos verbetes, você encontra [[1]] gerais na plataforma;

Além disso, reunimos mais dicas a seguir.

Como construir um verbete:

ELEMENTOS DE ABERTURA Título (Nome do verbete) Imagem (Opcional) Apresentação (Texto descritivo ou resumo do verbete) Autoria ou origem (Indica a autoria do verbete ou fonte da informação reproduzida no verbete).

CORPO DO TEXTO ou/e SEÇÕES DO VERBETE Apresenta o texto sobre o verbete dividido ou não em seções, exemplo: História Galeria de fotos Serviços (Escolas, Transportes, Saúde, Associações populares etc)

ELEMENTOS DE ENCERRAMENTO Contatos Notas Referências bibliográficas Ligações externas Ver também

Ainda ficou com dúvida e quer outras contribuições para o seu verbete? Ou terminou a revisão/edição no conteúdo do verbete e ainda está inseguro quanto à formatação ou outro item? Fique à vontade pra falar com a gente, também por aqui: @wikifavelas facebook.com/Wikifavelas

Por fim, solicitamos que as alterações sejam feitas em um prazo de 15 dias corridos, a contar da data do recebimento dessa mensagem. Aproveite para conhecer e ler outros verbetes na plataforma e dar a sua opinião na aba de Discussão.

Aquele abraço! Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco