Frente de Mobilização Maré

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Frente Maré.png

As informações presentes no verbetes foram retiradas do site oficial da Frente de Mobilizações Maré e do Facebook. 

 

 

Sobre a Frente

A campanha "Coronavírus nas favelas", que começou no dia 19 de março como uma iniciativa de comunicadores comunitários da Maré, ao longo do tempo ganhou mais moradores e coletivos. O objetivo inicial era fomentar ações que levassem informação aos moradores das 16 comunidades da Maré, hoje formada por aproximadamente 140 mil pessoas, sobre a importância de se proteger, de garantir hábitos de higiene e respeitar o isolamento social. Agora somos a Frente de Mobilização da Maré. O nosso objetivo é não somente fomentar ações de comunicação dentro da comunidade, mas também conseguir viabilizar doações de produtos de higiene/limpeza e alimentos para serem distribuídos aos moradores durante esse período de crise.

 


Ações desenvolvidas

Produção de novos áudios para circular no carro de som, arte em panfletos A3 para publicizar pelas ruas das favelas, faixas de 3x2m foram produzidas e mais cartazes foram colados nos comércios, igrejas e associações.

Estão sendo criados e inseridos em nossas redes sociais vídeos e imagens sinalizando a importância da higiene e do uso da máscara para o enfrentamento do vírus. Estatísticas com os números de infectados e mortos também estão sendo divulgadas em formato de boletim pelas redes.

Já iniciamos uma campanha de doação de alimentos e materiais de higiene, e nesse sentido o cadastro das famílias a serem beneficiadas já está sendo realizado.

Faixas alertando sobre o Coronavírus

Ação Maré 01.jpg

 

Ação Maré 02.jpg

 

Grafite Mural com atualização do avanço do Coronavírus (Casos x Mortes)

Cards informativos sobre como se previnir contra a COVID19

Cards Maré 01.png

Para ter acesso aos demais cards feitos pela campanha, clique aqui!

 

Coletivos e Instituições envolvidos

Coletivos na Frente: Maré 0800, Maré Vive, Casulo, Roça Rio, Ceasm, Museu da Maré, ONG Pra Elas, RatoPretoStudio (@coronafavelado), LABirinto CriAtivo, Ativa Breakers Crew, além de mais aproximadamente 50 moradores da Maré.

Onde atuamos? 

A Maré é um conjunto de favelas formado por 16 comunidades onde moram cerca de 140 mil habitantes. O território está próximo à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), à Fundação Oswaldo Cruz e ao Aeroporto Internacional do Galeão, e localiza-se entre as principais rodovias da cidade do Rio de Janeiro - Avenida Brasil, Linhas Amarela e Vermelha e BRT Transcarioca.

A população da Maré está em risco!

A situação de muitas famílias desse território é grave, com perda parcial ou total de renda. De acordo com dados da Agência Brasil de 2019, o trabalho informal cresceu 7,7%. Sabemos que o trabalho autônomo e sem carteira assinada vem aumentando significativamente no país. Diante do isolamento social, relevante para evitar a rápida propagação do COVID-19, muitas pessoas que trabalham por conta própria se encontram sem renda para subsistência familiar.

A realidade é ainda mais dramática por sabermos que parte da população local não tem acesso ao saneamento básico adequado, o que implica em maior probabilidade de exposição dos moradores ao Coronavírus. Além disso, a cidade do Rio do Janeiro vem apresentando uma diminuição drástica de recursos destinados à saúde pública, o que pode gerar o caos para a população da Maré.

Doações

A Frente de Mobilização da Maré, atua para minimizar os terríveis efeitos da pandemia do COVID-19 nas comunidades locais. Somos mais de 50 voluntários engajados nessa luta, entre moradoras e moradores, comunicadores populares, assistentes sociais e profissionais das áreas de Educação e Saúde. Desde o início do mês de março de 2020, o coletivo está realizando uma grande campanha de comunicação comunitária em todo o território local, esclarecendo as pessoas sobre os sintomas da COVID-19, procedimentos de prevenção, com ênfase na urgência do afastamento social.

 

Importância da Doação

Em 2020, graças a todas as parcerias realizadas com pessoas físicas e jurídicas, doações de diversos lugares do país e do mundo, nós da Frente de Mobilização da Maré, conseguimos atender a mais de 4000 famílias diretamente e muito mais com as ações de comunicação através da colocação de banner, cartazes ou carro de som que circularam por toda Maré, e que também como forma de comunicar em outras favelas do Brasil. Foram mais de 8000 cestas recebidas neste período de atuação, muitas máscaras, álcool gel, kit higiene, alimentos orgânicos e outros que fizeram da nossa campanha um sucesso. A todos que contribuíram e continuam contribuindo o nosso muito obrigado!!

Agora estamos aqui novamente para pedir o seu apoio. Precisamos de sua ajuda para continuar esse trabalho. Diante do novo cenário da pandemia do COVID-19, precisamos mais do que nunca manter viva as ações de comunicação, conscientização e segurança alimentar para ajudar as famílias da nossa comunidade. Lançamos hoje a nossa nova vakinha. Contribua, divulgue, ajude a Frente Maré a ajudar a Maré.

Doe o que puder!

 

Como posso contribuir?

 

DOAÇÃO VIA BANCO / PIX
Anisio Borba
Banco Itaú (341)
CPF 09850648708
Ag. 0500 / CC. 000203282-9
PIX frentemare@gmail.com

Após fazer a doação, não deixe de preencher nosso formulário de doadores para ajudar na prestação de contas!https://forms.gle/V4BQGeRrpb78jZvcA