Grêmio Recreativo Escola de Samba Alegria da Zona Norte

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Grêmio Recreativo Escola de Samba Alegria da Zona Norte é uma escola de samba da Zona Norte do município de Niterói, situado no estado do Rio de Janeiro. Participa do Carnaval oficial da cidade, sendo uma das escolas do Grupo Especial. Localizada na comunidade do Bernardino, no bairro do Fonseca, teve sua ascensão muito rápida.

Autoria: Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir da Wikipedia[1].

História[editar | editar código-fonte]

Alegria da Zona Norte

A escola foi fundada em 05/12/2008, estreando no carnaval de 2011, com enredo "Pimenta pode ser da mais ardida, no tempero da Zona Norte, é só alegria". Naquele ano desfilou como bloco de embalo, mas com um enredo, adquiriu o direito de desfilar entre os blocos de enredo, ficando em 2º Lugar no carnaval de 2012.

Em 2013, obteve o terceiro lugar, obtendo o direito de subir para o Grupo de Acesso das escola de samba, no ano seguinte desfilando com o enredo "De boca em boca, de pai pra filho, a Alegria na cultura popular", foi a campeã, obtendo a ascensão ao Grupo Especial. No Carnaval de 2015 terminou a sétima colocação entre oito escolas, permanecendo no mesmo grupo para 2016.

Em 2018, conquista seu primeiro título no Grupo Principal do Carnaval Niteroiense, onde desfilou com o enredo África, sua herança cultural, num grito de liberdade, do carnavalesco Luiz Spínola. A intérprete Lena Alves, até então do Combinado do Amor, juntou-se a Bebeto Porto a intérprete oficial da escola

Em 2019 sagra-se bicampeã com o enredo Oyá Matamba - O império de Njinga Rainha, cantado na voz de Bebeto Porto. Após o oitavo lugar em 2020, consegue dois vice-campeonatos consecutivos em 2022 e 2023.

Objetivos[editar | editar código-fonte]

Apoiar ações de segurança alimentar, enfrentamento à fome e pobreza junto às famílias dos/das jovens beneficiários (as) das ações do projeto de combate à evasão escolar por meio do letramento crítico e do incentivo às práticas de comunicação social.

A organização tem como propósito elaborar metodologias de formação para mobilizar e impactar jovens de territórios populares, buscando a transformação social e a inclusão no cenário de direitos da cidade a partir do engajamento destes jovens.

Contatos e Redes Sociais[editar | editar código-fonte]

Facebook

Instagram

E-mail: alegriadazonanorte@gmail.com

Contato: (21) 99769-7311

Ver também[editar | editar código-fonte]

Unidos da Ponte (escola de samba)

Escola de samba e religião - episódio 14 (programa)

Um carnaval entre a alegria e a desilusão – 30 dias (filme)

  1. Wikipedia[1]