Instituto Canarinhos de Sergipe
Uma ONG com finalidades Culturais e de Promoção da Cidadania que atende gratuitamente crianças, adolescentes e jovens do Estado de Sergipe.
Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Sobre[editar | editar código-fonte]
O INCASE - INSTITUTO CANARINHOS DE SERGIPE é uma ONG com finalidades Culturais, de assistência social, promoção da cidadania e dos direitos humanos que atende crianças, jovens e adolescentes do Estado de Sergipe.
Fundado em Novembro de 2008 o Instituto Canarinhos possui três grupos distintos: "Pequenos Canarinhos de Aracaju" formado por crianças de 6 a 10 anos; "Canarinhos de Aracaju" formado por adolescentes de 10 a 18 anos e a "Orquestra Villa Lobos" formada por alunos dos Canarinhos de Aracaju.
O INCASE vem desenvolvendo desde o seu primeiro ano de vida trabalhos com crianças portadoras de Síndrome de Down e autistas.
O Coral Canarinhos de Aracaju pertencente ao INCASE, já tem 5 CD's gravados e constantemente apresenta-se em eventos promovidos por Instituições públicas e privadas nos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco, recebendo por isso menções honrosas, prêmios e troféus diversos.
Os integrantes do INCASE além de cantar se envolvem em diversas atividades como musicalização, dança, flauta doce, violão, violino, violoncelo, bateria, teclado, percussão e teatro. Sendo todas importantes para o objetivo do INCASE que é a promoção da Cultura e da Cidadania.
Além dos funcionários, o quadro do Instituto conta com voluntários que prestam serviços no sentido de apoiar as atividades, a ideologia e o número de crianças que estão sendo atendidas.
Propósitos[editar | editar código-fonte]
Missão[editar | editar código-fonte]
Inclusão; Educação; Cidadania.
Visão[editar | editar código-fonte]
Cultura; Direitos Humanos; Assistência Social.
Valores[editar | editar código-fonte]
Justiça; Arte; Solidariedade.
Apresentações[editar | editar código-fonte]
O Instituto Canarinhos de Sergipe (INCASE) apresentou, dia 05 de dezembro de 2017, o show “Vida de Viajante”. Produzido e coordenado pelo maestro, Carlos Magno, o espetáculo emocionou e divertiu o público que compareceu ao Teatro Tobias Barreto, marcando a comemoração dos 18 anos do Coral Canarinhos de Aracaju.
Educação, Cultura, Cidadania
Tema - 20 anos Canarinhos de Aracaju
Premiações[editar | editar código-fonte]
O vencedor da primeira edição do prêmio Vivo Música que Transforma, em cerimônia realizada no Teatro Vivo - São Paulo, foi o INCASE.
O projeto da Vivo foi criado para reconhecer iniciativas inspiradoras que utilizam a música como meio de inclusão e transformação social, o prêmio reuniu artistas como Carlinhos Brown, Margareth Meneses, Dani Black e Blue Bell além dos finalistas nas três categorias do prêmio e convidados do cenário musical brasileiro. Mais de 360 projetos concorreram ao prêmio. Na categoria mais esperada da noite, Voto Popular, disponível para escolha do público via site e aplicativo Vivo Meu Show, o vencedor foi o projeto Cultura, Arte, Educação e Cidadania (Instituto Canarinhos), de Aracaju, com mais de 70% dos votos. A iniciativa oferece aulas de música para crianças de escolas públicas e de uma comunidade quilombola, que fica em região de vulnerabilidade de Aracaju.