Instituto Efeito Urbano

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

O Instituto Efeito Urbano é uma organização social sem fins lucrativos, que surgiu a partir da primeira companhia de dança do Morro da Providência, a Cia. Efeito Urbano. O grupo tem como objetivo promover a transformação social de crianças e jovens através da formação artística e cultural.

Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco a partir das redes de comunicação oficiais da organização[1].

Sobre[editar | editar código-fonte]

Logomarca utilizada pelo Instituto Efeito Urbano.

O Instituto Efeito Urbano é uma organização social sem fins lucrativos, que surgiu da primeira companhia de dança do Morro da Providência, a Cia. Efeito Urbano, fundada em agosto de 2011.

Com a missão “Promover transformações coletivas e individuais de jovens através da inclusão e formação artística, estimulando, incentivando e valorizando a cultura urbana negra periférica.”

Entendendo a arte como uma das múltiplas formas de aprender, gerar e partilhar conhecimento, o Instituto tem como objetivo promover a inclusão, formação e qualificação artística de crianças, adolescentes, jovens negros e periféricos em dança. Fomentando a criação de novas narrativas a partir da valorização das capacidades individuais, fortalecendo o pertencimento territorial e o direito à cidade. Utilizando a dança como tecnologia de transformação social capaz de contribuir no combate ao racismo e LGBTQIAPN+fobia. Promovendo uma integração entre arte e educação, em um ambiente de pensamento e formação permanente onde se estimula a reflexão e a relação entre a arte e a educação.

Missão[editar | editar código-fonte]

Promover transformações coletivas e individuais de jovens através da inclusão e formação artística, estimulando, incentivando e valorizando a cultura urbana negra periférica.

Visão[editar | editar código-fonte]

Tornar-se o primeiro Centro de Formação em Danças Urbanas na região portuária do Rio de Janeiro. Criando um espaço de troca, reflexão, criação e experimentação artística.

Valores[editar | editar código-fonte]

Igualdade racial e de gênero; Diversidade sexual;

Democracia;

Ética;

Transparência;

Responsabilidade.

Ações[editar | editar código-fonte]

São ações do Efeito Urbano:

Efeito Kids[editar | editar código-fonte]

Têm como objetivo estabelecer o primeiro contato com a arte e a cultura para crianças de 3 a 5 anos. Dentre os benefícios da dança para crianças, estão o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e a melhora nos relacionamentos sociais.

Mulheres Urbanas[editar | editar código-fonte]

Têm como objetivo estimular o protagonismo feminino além da juventude, oferecendo oficinas de cultura urbana para mulheres maduras (45+). Os principais pontos de desenvolvimento, além da questão artística, são: empoderamento, autonomia, autoconhecimento e autoestima.

Hip Hop Feito - O Efeito[editar | editar código-fonte]

Projeto de iniciação em danças urbanas para adolescentes e jovens moradores do Morro da Providência. A dança é uma oportunidade de desenvolver a expressão corporal, o equilíbrio e se relacionar com outros jovens da região.

Projeto contemplado na Lei Aldir Blanc: Fomento todas as Artes - SMC.

Laboratório de Formação Artística _LaB1[editar | editar código-fonte]

O Laboratório de Formação Artística - LAB 1, pretende fortalecer e corroborar com a preservação da história da cultura afro-brasileira. Formando e potencializando a capacidade intelectual e artística de jovens negros moradores dos territórios periféricos e favelas.

Inspirado no TEN – Teatro Experimental do Negro, criado por Abdias do Nascimento na década de 40, o Laboratório de formação artística - LAB 1, tem como objetivo formação artística em dança, a formação cidadã, a valorização da cultura negra e a inserção profissional no mercado de trabalho da dança e da indústria criativa.

O projeto tem como público alvo jovens negros entre 15 a 21 anos moradores de territórios periféricos e favela da cidade do Rio de Janeiro.

Masterclass[editar | editar código-fonte]

Aulas de extensão/qualificação profissional para estudantes, pesquisadores e profissionais da dança.

Efeito Formativo[editar | editar código-fonte]

Visa auxiliar jovens moradores de periferias do Rio de Janeiro a tirarem suas ideias socioculturais do papel. Através de oficinas de elaboração de projetos, os jovens irão saber mais sobre o ambiente cultural carioca e como escrever projetos para aplicação em editais.

O Projeto Efeito Formativo teve sua primeira turma em setembro de 2021, a formação aconteceu de maneira remota via zoom.

Com + de 60 inscrições e participação de alunos de 7 Estados (Bahia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro atendendo os seguintes municípios além da região metropolitana: Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu, Macaé, Duque de Caxias, Itaboraí, Tanguá, Itaguaí, Niterói e Belford Roxo).

Projeto contemplado na Lei Aldir Blanc: Fomento todas as Artes - SMC.

CIA Efeito Urbano[editar | editar código-fonte]

Fundada em 2011, a Cia. Efeito Urbano é a primeira companhia de dança do Morro da Providência.

Foi a partir do questionamento “O que são as danças urbanas quando ela é reproduzida pelo nosso corpo, brasileiro, preto e favelado?” que despertamos para a busca da nossa identidade e ancestralidade.

Entendemos que a dança que realizamos não se encaixa em qualquer modalidade pré estabelecida e assim descobrimos a nossa “dança urbana negra periférica”.

Companhia de Dança[editar | editar código-fonte]

A primeira companhia de dança do Morro da Providência, a Cia. Efeito Urbano, fundada em 2011.

Com Direção Artística de Juliana Mello, a companhia destaca-se por ser pensada, produzida, dançada e coreografada por jovens artistas negros, LGBTQIA+, formados em projetos sociais, acadêmicos ou não, crias do Morro da Providência e outras favelas da cidade.

A Cia. Efeito Urbano desenvolve seu próprio conceito de criação e pesquisa: “Dança Urbana Negra Periférica”. Esse conceito tem como base fundamental a escrevivência, as danças afrorreferenciadas tradicionais, contemporâneas e as diversas expressões e manifestações culturais das vivências nas favelas e periferias.

Vídeos do Instituto Efeito Urbano[editar | editar código-fonte]

Redes Oficiais[editar | editar código-fonte]

Instagram

Facebook

Youtube

Site

Ver também[editar | editar código-fonte]

Morro da Providência

Museu a céu aberto do Morro da Providência

Teleférico do Morro da Providência

Morro da Providência no Audiovisual