Manguinhos Solidário

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Informações retiradas da página oficial do Coletivo

Sobre o Coletivo 

Logo - Manguinhos Solidário.jpg

Por Paloma Gomes

O Manguinhos Solidário é uma atuação de pessoas, militantes do território, que dão atendimento a favela mediante as demandas emergenciais que surgem no decorrer da vida, como por exemplo, as enchentes. Nesse grupo social se reúnem várias pessoas de coletivos, ongs, instituições, de diversas frentes de luta.  

Existimos faz uns 6 anos mais ou menos, nosso intuito é de colaborar na luta da sobrevivência da nossa população favelada de manguinhos.

Não recebemos apoio de igrejas, nem de prefeituras, nem de governo algum, não aceitamos pactos políticos que só querem chegar em período eleitoral e depois saímos do mesmo jeito que estamos, a não ser de pessoas que constroem diretamente conosco.

Porém, nunca demos apoio de campanha a nenhum partido, pois sabemos que é um debate delicado e temos necessidade de nos mantermos "neutros" nessas situações complexas, mas se houver ajuda vinda, sem querer algo em troca, claro q iremos aceitamos, estamos abertos sempre ao diálogo. 

Temos obtido sucesso, apesar de ainda faltar muito para atender a tudo o q chega a nossa mão para dar suporte, são muitas as faltas de direitos, faltas de garantia desses direitos, mas caminhamos, seguindo firmes e constantes, sem desanimar, acreditando em dias melhores. 

Estamos em campanhas diárias para te termos dar conta, contamos com a colaboração de nossos doares, muitos são amigos, parceiros de outros lugares a fora, também de trabalho pesado dos voluntários, como eu, Paloma Gomes, que sigo acompanhando tudo bem de perto desde o início, vale ressaltar tbm, voluntários como Kadu Ferraz, Rogério Araújo, Patrícia Evangelista, Léo Bueno, Alcimar que estão sempre no front de batalha, avante, não temos a opção de recuar.

1) Como o Manguinhos Solidário foi criado? A partir de quais situações você sentiu a necessidade de criar o coletivo? 

Foi criado após uma junção de coletivos para resolver questões do território. A necessidade era de grande emergência, pessoas em vulnerabilidade total, sofridas por causa das enchentes que assolam o inicio de todos os anos. Problema antigo que não conseguíamos mais deixar passar, o poder público nunca chegava. 

2) Quem são os integrantes do Manguinhos Solidário atualmente? A participação é voluntária? Pode compartilhar um pouco com o Museu da Vida sobre o dia a dia da equipe? 

São pessoas que atuam no território de alguma forma, sendo moradores, trabalhadores, participantes de coletivos, projetos, movimentos, entre outros, pessoas que são de manguinhos ou que se envolvem com ele de alguma forma, somando numa luta de todos. Claro, que em determinados momentos uns tomam a frente mais que outros, porque sim, o trabalho é completamente voluntário, então depende da disponibilidade dos membros.

O trabalho é pesado, não só pela questão física, porque demanda força braçal, até mesmo das mulheres q se disponibilizam a isso, tem que carregar colchoes doados, móveis, cestas básicas, compras grandes feitas com doações em dinheiro, enfim, muito trabalho. Também, pela questão psicológica de mexer muito com a nossa cabeça através desses problemas de descasos para com nosso povo, falta de garantia de nossos direitos. 

3) Qual foi o maior desafio ao trabalharam com comunicação durante os primeiros meses de pandemia? Como os moradores reagiram as primeiras notícias sobre o vírus? O coletivo realiza ações pontuais? 

Passar através de textos, relatos, lives e outras maneiras, a conscientização sobre a situação grave de uma pandemia mundial, sendo que o problema se torna quase abstrato para alguns, por não poderem visualizar o vírus, colocamos a seguinte reflexão, a de que se até os dias atuais conseguimos driblar tantas dificuldades, de violência, de água, de luz, de enchentes, seria mais um. Foi bem difícil, mas estamos passando, apesar de toda as situações, de maneira bem surpreendente do que pensávamos que seria, no inicio, alguns pensavam que seríamos todos mortos, mas os problemas maiores, além de enfrentar essa doença, é lidar com invisibilidade que já temos de anos. Até que a solidariedade cresceu, porém não do jeito também, que estávamos aguardando. 

Ainda é difícil o diálogo, é um trabalho de formiga, a falta de informação, de preparo é muito grande, mas passo a passo, vamos avançando. 

4) De acordo com o Painel de Atualização de Coronavírus criado pela Ong Voz das Comunidades, Maguinhos está entre as 10 favelas onde possui mais pessoas contaminadas. Como você vê esse cenário? 

Então, não consegui acompanhar essa etapa de painel de atualização, estamos em poucos, muito poucos, quase não dá tempo de pensar em quase nada a não ser nas resoluções que temos pernas para acompanhar, mas temos outros colegas que se empenharam nisso, mas eu nao tenho essa informação. 

Sei que temos um número grande sim, sei dos projetos que estão acontecendo de testarem para auxiliar as pesquisas, mas nao estou conseguindo acompanhar de perto e estar atualizada estando dentro do processo mais braçal e pesado. 

5) O Manguinhos Solidário não recebe apoio de órgãos do governo e nem de outras instituições. Como funciona a logística de doações? 

Não. Fazemos tudo de forma bem independente, recebemos doações de pessoas físicas de diversos lugares, são de diversos tipos de lugares, mas em sua maioria amigos próximos, lutadores e lutadoras que nos acompanham, entre ajuda de ongs locais, como a Origem, e a instituição mais próxima que recebemos auxilio quando precisamos é a fiocruz, mais pela organização dos trabalhadores de lá. Pessoas partidárias também, mas tudo vem enquanto pessoas físicas, nada direto das unidades em questão. Ia me esquecendo, o sepe também ajudou, movimento negro, como mnu, outros coletivos

Campanha "Manguinhos Solidário contra o cornavírus"

Manguinhos Solidário.jpg

 

O que é o Manguinhos Solidário? 

Coletivo que arrecada doações para atender as demandas de alimentos, remédios, renda, material de higiene pessoal, limpeza, entre outros tão necessários para os moradores da favela de Manguinhos.

Como ajudar?

Doações:

BANCO DO BRASIL:
Ag: 4220-X
C/c: 11247-X
(Substituir o X pelo 0)
Nome: Paloma da Silva Gomes
CPF: 130.200.787-41⠀

VAKINHA Online:
ID: 1026050
http://vaka.me/1026050

Saiba mais sobre a campanha:

Olá! Somos o MANGUINHOS SOLIDÁRIO!
Fomos criados a tempos atrás para atender ações emergenciais do nosso território, como as enchentes.
Sabemos que juntos somos mais fortes!
Agora, estamos em mais essa luta contra o coronavírus também em nossas na favelas.
Nosso foco está nas doações para atender as demandas de alimentos, remédios, renda, material de higiene pessoal, limpeza, entre outros tão necessários para nossos favelados.
Agora é com você!
Junte-se a nós nesta ação, vamos ajudar aos que estão mais vulneráveis nessa situação mundial que é o covid-19.
A favela precisa de vc! Nós acreditamos que é possível vencer com a rapidez da solidariedade, venha com o Manguinhos solidário e vamos superar o Coronavírus em nossas favelas, e assim, já já, estaremos todos livres para comemorar a importância do calor humano que tanto nos representa.

A mensagem acima foi produzida pelos organizadores do Fórum.

Para acessar o facebook do grupo, clique aqui.