Mc Soffia - Rapper

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Soffia Gomes da Rocha Gregório Correia (São Paulo, 22 de fevereiro de 2004 ), mais conhecida como MC Soffia, é uma rapper, cantora e compositora brasileira. Por ser uma mulher preta, filha de pais militantes, Soffia sempre levou as questões de gênero e as questões raciais para dentro de suas rimas.


1. Biografia

A rapper nasceu em uma periferia da Zona Oeste da cidade de São Paulo, na região conhecida como Raposo Tavares. Soffia nasceu quando sua mãe, Kamilah Pimentel - estudante de direito e produtora cultural na época - , tinha apenas dezessete anos. Filha de pais militantes do movimento negro, sempre ia com os pais em eventos voltados para a cultura negra, sendo muitos deles eventos e shows de Hip Hop. Aos três anos, começou a compor, com quatro anos começou a ter aulas de capoeira, depois se apaixonou pelo maracatu. E, aos seis, participou de uma série de oficinas do mundo hip hop, nas quais descobriu o que queria ser, ao se apaixonar pelo rap. Desde então, tem composto e cantado raps com a temática do empoderamento feminino e, principalmente, negro. As letras de suas músicas falam sobre questões sociais, como preconceito, racismo, machismo, sexualidade e liberdade.  


2. Carreira Começou a sua carreira aos 6 anos de idade. Ela entrou no rap através de um projeto voltado para crianças chamado “Futuro do Hip Hop”, onde tinha aula de alguns elementos que fazem parte da cultura Hip Hop, como o break dancing, grafite DJ e de MC, gostando mais do último elemento. Seu primeiro show ocorreu aos sete anos de idade, em uma maratona dedicada ao aniversário de São Paulo. Como sua mãe trabalhava como produtora cultural e a sua avó vendia bonecas pretas em vários eventos, a rapper sempre pedia para subir no palco e cantar. Apesar de abordar em suas músicas temas que ressaltam a beleza negra, resgatam a ancestralidade afro-brasileira, falam de fortalecimento feminino e que questionam as questões raciais no país, a linguagem utilizada por ela sempre acompanhou a sua idade e a idade do seu público. Público este que cresceu junto com a cantora. Sua primeira música, “Brincadeira de menina” foi lançada em 2015, e seu primeiro clipe foi o “Menina Pretinha”, lançado em 2016, que foi gravado no centro do Rio de Janeiro, no entorno da região conhecida como Pequena África. Nessa música, Mc Soffia faz uma exaltação da negritude relacionada a infância e confronta o estereótipo de “exótico” conferido a pessoas negras quando falamos de beleza. No mesmo ano do lançamento desse clipe, se apresentou com Karol Conká na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em 2018, como uma atividade para celebrar o pré-lançamento de seu videoclipe, "Barbie Black", realizou uma exposição na casa Aparelha Luzia,no centro da cidade de São Paulo, com fotografias inspiradas na letra dessa música. No ano seguinte, foi apontada como uma das mulheres mais influentes do mundo, pela Lista de 100 Mulheres do ano da BBC. Suas principais referências musicais são Nicki Minaj, Beyoncé, Rihanna, Alicia Keys e Karol Conka. Soffia tem uma produção independente, que não é ligada a nenhuma gravadora/empresa. Conta com a sua família para agenciar a sua carreira, na qual a sua mãe é sua empresária e sua avó responsável pela assessoria de imprensa da cantora. Ela completou dezoito anos em fevereiro de 2022, com uma trajetória no rap de mais de dez anos de carreira.


3. Discografia

2015 - Single "Brincadeira de Menina"

2016 - Single "Menina Pretinha"/ Single "Minha Rapunzel tem Dread" (ft. Gram, Pedro Angeli)

2017 - Single "Cypher Kids"

2018- Single "Barbie Black" (ft. Boss in Drama)

2019 - Single “Batidão”/ Single “É o hype”/ Single “Passinho dos Malokas”/ Single “Maravilhosa”

2020- Single “Raízes”/ Single “Meto Marcha”/ Single “Empoderada” /Single “Tô um nojo” (Ft. ONNiKA)

2021- Single “City Rock” (Luanna ft. Mc Soffia) Single “Medusa” Single “Trajada”/ Single “Viajar”/ Single “Ligação”/ Single “Meu lugar de fala”

2022- EP “Ilusão”/ EP “Rapper”/ Single “Papo Reto”/ Single “Tô de Moto”/ Single “TMJ” (Duda Pimenta e Mc Soffia)

2023- Single “Espelho, espelho meu”/ Álbum “It Girl” / Single “1+1 É pouco” (WD, DJ2F e Mc Soffia)/ Single “Ô Pagodeiro” (Juliana Diniz ft. Mc Soffia)/ Single “Os Preto Chique” (Mc Soffia, Nego Lego e Quimo W-ONE)/ Single “Let’s Go”/ Single “Mercenárias” (Mc Soffia, Jotta A e Titica)

2024 - Single “Bandida não, solteira” (ANALU e Mc Soffia)/ Single “Toma Cavalgada” (Jessi, Mc Soffia e DJ 2F)


Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/MC_Soffia

Dias Estúdio. Mc Soffia fala sobre sua história de vida, relação com a música, machismo no rap e mais! YouTube, 18 de agosto de 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xoKdKMcGp20&ab_channel=DiaEst%C3%BAdio. Acesso em: 20 ago. 2022

Podpah. Mc Soffia – Podpah #185. YouTube, 30 de julho 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EFcMs0F7UbY&ab_channel=Podpah. Acesso em: 20 de jul 2022.

FERREIRA, Iara Brandão. “Minha rima tem poder”: A produção performática do rap de Drik Barbosa e Mc Soffia como ferramenta de luta das mulheres negras. Dissertação (mestrado em Relações Étnico-raciais). Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET/RJ, 2023.